Como melhorar o fluxo de caixa da empresa em momentos de crise?

como melhorar o fluxo de caixa da empresa

Se você está sentido dificuldades em gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa e sabe que precisa melhorar esse processo, veio ao lugar certo. Sabemos que nos últimos meses, diversos segmentos sofreram com o impacto inesperado da crise do novo coronavírus, deixando os gestores em um momento de vulnerabilidade econômica.

Ao mesmo tempo, entendemos que com uma gestão financeira eficiente, é possível manter uma movimentação positiva, que permite a solução rápida de eventualidades e um crescimento gradativo do negócio.

Justamente por isso, a Redesul se preocupou em elencar algumas ações pontuais para ajudar as empresas a se fortalecerem e passarem por esse momento difícil. Continue a leitura e descubra como aplicar essa orientações no seu negócio!

Entenda como estruturar o fluxo de caixa

Quando a situação sai do controle ou simplesmente surge uma necessidade de melhorar a gestão financeira do negócio, algumas estratégias podem ser adotadas para otimizar esse processo. Confira a seguir!

Tenha uma boa gestão de caixa

Essa orientação parece óbvia, mas pode passar despercebida em determinadas situações. Por isso, reforçamos: você precisa saber sobre absolutamente todo o dinheiro que entra e sai do caixa. Isso é a base de um controle adequado para uma empresa que precisa melhorar seu fluxo. Indicamos que você crie uma rotina de análise e a siga diariamente.

Essa rotina de verificação diária é uma forma de descobrir no que você gastou mais dinheiro durante o mês, quanto a empresa recebeu, quais despesas foram pagas e, assim, possibilita o planejamento dos próximos passos, de acordo com seu orçamento.

Se for possível, invista em um software de gestão financeira. Com ele, a empresa terá um controle detalhado e efetivo de todas as movimentações que acontecem no caixa.

Crie categorias para organizá-lo melhor

Permita-se criar diferentes categorias para classificar suas receitas e despesas, porque isso auxilia a não deixar que seu controle financeiro seja superficial. Essa estratégia de segmentar elementos ajuda na realização de um controle completo e detalhado.

Além das categorias, selecione também os locais em que se originam as despesas. As contas de registro devem estar divididas por departamento, pois isso proporciona uma visão ampla de onde e quando o dinheiro é investido.

Invista em um bom relacionamento com a equipe e os fornecedores

Um bom relacionamento com a equipe, os fornecedores e até os clientes, facilita a abertura de canais de comunicação quando há uma necessidade de pagamentos antecipados ou uma renegociação inesperada, por exemplo.

Ao estabelecer esse relacionamento, o gestor ganha mais dias para a quitação de dívidas, tem um retorno positivo ao efetuar uma cobrança ou consegue um desconto na compra direta com fornecedores.

Parece pouco, mas não subestime essa orientação. Tudo isso causa um impacto positivo no fluxo de caixa.

Controle o estoque da sua empresa

controle de estoque para melhorar o fluxo de caixa

Uma das maneiras de melhorar o fluxo de caixa da empresa é saber muito bem como controlar o seu estoque. Ao fazer isso, você tem uma estimativa de quanto de dinheiro tem no depósito da empresa, quando você precisa repor algum item e quanto essa reposição vai custar.

A redução do estoque pode ajudar a diminuir as despesas e, assim, aumentar lucros. Por outro lado, não esqueça que suas vendas podem estagnar se o seu estoque estiver sempre reduzido. Portanto, durante esse controle, projete suas vendas futuras.

Quando falamos em redução, não significa fazer algo que vá prejudicar as vendas ou deixar que faltem produtos. Essa falta é um erro grave e faz a empresa perder, além das vendas, todos os investimentos que foram feitos com a intenção de atrair o público consumidor.

O software de gestão financeira também pode ajudar na execução desses processos e na otimização do tempo que seria gasto para realizá-los.

Negocie as dívidas

A negociação dos débitos é um passo importante para melhorar a situação da empresa. Entretanto, existem alguns parâmetros que precisam ser seguidos ao adotar essa estratégia. Verifique se o acordo cabe na realidade orçamentária do seu negócio — esse é um cuidado indispensável.

Caso contrário, aumentam as chances do combinado ser descumprido, ou seja, acaba comprometendo ainda mais a situação financeira, podendo gerar mais dívidas. Além de colocar em risco a sua reputação no mercado, ocasionando um posicionamento mais receoso de possíveis credores em relação à sua empresa.

Quando for negociar, apresente de imediato uma proposta que seja compatível com o seu orçamento e converse de forma clara com o credor, explique qual a situação real, para que a negociação beneficie ambas as partes. Não se deixe levar por propostas milagrosas, pois elas podem conter armadilhas, como multas e juros exagerados.

É relevante destacarmos que você não deve aceitar uma renegociação que não consiga pagar, porque além de dificultar os processos, não vai ajudar em nada se os pagamentos ficarem atrasados e só vai atrasar esse processo de quitação de dívidas.

Conheça maneiras de melhorar o fluxo de caixa com consórcio

Nesse momento mais delicado, é normal procurar maneiras de incrementar o fluxo de caixa e dar um fôlego no capital de giro. Entretanto, operações como empréstimos e financiamentos costumam afogar o caixa ainda mais.

Para não se comprometer com dívidas caras, prazo curto e juros altos, uma boa pedida é procurar o consórcio, que não tem juros, apenas uma taxa de administração que costuma ser até 10 vezes menor que os juros de um financiamento, por exemplo.

Embora nem todos os empresários saibam, o sistema de consórcio apresenta modelos flexíveis de captação de crédito, que se adaptam às condições e necessidades de cada empresa.

Isso significa que existem estratégias para levantar recursos para investir em qualquer setor da empresa em curto, médio e até longo prazo. Normalmente, empresários usam uma dessas duas estratégias para levantar o crédito rapidamente. São elas:

Oferta de lances em grupos em andamento

Oferecer um lance nada mais é do que adiantar algumas parcelas do consórcio para o grupo. Esse lance pode ser feito com um percentual da própria carta de crédito. A maior oferta do mês é contemplada. A gente explica melhor essa estratégia neste vídeo:

Compra de carta de crédito contemplada

Quando um consórcio é contemplado, o dono da cota pode colocar esse crédito à venda. E é aí que sua empresa entra. Você pode adquirir essa carta contemplada quitando o valor que ela custou em parcelas até a sua contemplação, assumindo as prestações restantes.

O dono desse crédito que já está disponível para uso imediato também cobra um spread sobre essa carta, então empresas que optam por essa solução precisam ter condições de arcar com o valor de entrada e assumir o restante do consórcio.

É muito importante que você saiba que, mesmo com esse valor de entrada, o custo de uma carta de crédito é absurdamente menor do que valor que se paga de juros em empréstimos e financiamento, portanto, é uma excelente maneira de levantar recursos para sua empresa e até mesmo fazer capital de giro com um consórcio.

Nós temos um guia gratuito sobre a compra de carta de crédito contemplada. Para acessar, basta preencher o formulário abaixo:


Agora que você entendeu como estruturar melhor o fluxo de caixa da sua empresa, basta se adaptar à disciplina necessária para colocar essas estratégias em prática e colher bons frutos daqui para frente.

Se você gostou das orientações que viu aqui e acha que o consórcio pode ajudar a alavancar o seu negócio, lembre-se que a Redesul está aqui para te auxiliar a encontrar a melhor solução. Não deixe de agendar uma consultoria gratuita e sem compromisso. Clique na imagem abaixo e faça o seu cadastro:

converse com um especialista em consorcio

 

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

Shopping Basket