5 erros na gest√£o financeira da sua empresa que podem ser fatais

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

erros na gestao financeira

Administrar seu neg√≥cio com efici√™ncia e de forma sustent√°vel n√£o √© f√°cil, concorda? √Č preciso entender os diversos desafios envolvidos na sua rotina empresarial para evitar o desperd√≠cio de recursos e maximizar o lucro. Por isso, conhecer os poss√≠veis erros na gest√£o financeira da sua empresa √© uma √≥tima forma de evitar problemas futuros.

Vamos abordar alguns desses equívocos. Prossiga com a leitura para aprender mais!

1.N√£o elaborar um plano financeiro

Qual o plano financeiro da sua empresa? Se está no vermelho, por exemplo, como pretende sair da situação? Mesmo que os negócios vão bem, você precisa saber como manter essa rota de crescimento e projetar a expansão do seu empreendimento para os próximos anos.

Assim sendo, você já parou pra pensar quanto pretende ganhar com o seu negócio no futuro? Se você não sabe como estipular essas metas, objetivos e estratégias que te levarão até lá, confira algumas maneiras:

  • identifique problemas e erros na gest√£o financeira que precisam ser resolvidos em curto prazo e foque neles antes de estabelecer metas, objetivos e estrat√©gias de m√©dio e longo prazo;
  • feita essa primeira etapa, vislumbre quais ganhos seriam poss√≠veis ap√≥s equilibrar as contas da empresa, estabele√ßa um prazo e formas de atingir isso de maneira clara;
  • com o maior discernimento adquirido das etapas anteriores, √© hora de pensar grande. Defina aonde quer estar nos pr√≥ximos 5 ou 10 anos com o seu neg√≥cio.

A melhor maneira de acertar é saber o que está fazendo. Evite agir por improviso, use estratégias comprovadas e comece a delinear o futuro que deseja para a sua empresa.

2.N√£o analisar constantemente o desempenho da empresa

Muitos empreendedores, por verem os seus negócios movimentados ou já terem alcançado um lucro relativamente satisfatório, têm a ilusão de que não há nada com o que se preocupar.

A verdade √© que as apar√™ncias enganam e se voc√™ n√£o colocar no papel o quanto tem entrado e sa√≠do de dinheiro na sua empresa, poder√° se surpreender em algum momento com baixas no lucro e at√© mesmo ac√ļmulo de d√≠vidas.

Analise constantemente o desempenho da empresa. N√£o confie somente no que v√™ no dia a dia, mas verifique se o que enxerga est√° refletido nos n√ļmeros do seu neg√≥cio. S√≥ assim poder√° ficar seguro e tranquilo quanto aos rumos do seu empreendimento.

3. Deixar despesas importantes em segundo plano

erro na gestao financeira deixando as despesas em segundo plano

Quando os boletos chegam, o que você paga primeiro? Aquilo que quer ou aquilo que precisa ser pago? As contas com maior incidência de juros, assim como as despesas essenciais que mantêm o seu negócio ativo (água, luz, aluguel, internet, serviços de telefonia, combustível etc) não podem ficar em segundo plano.

Quitou os débitos mais importantes? Antes de fazer novas dívidas, pense em separar um percentual do seu lucro todos os meses, seja para programar um investimento no negócio em médio ou longo prazo, ou para criar uma reserva sólida de emergência. Fazendo isso, sua empresa não ficará exposta a imprevistos e estará preparada caso aconteça qualquer problema que demande recursos financeiros.

Embora esses erros pareçam óbvios, são bastante comuns na gestão financeira, portanto, pense muito bem antes de quitar seus compromissos e saiba priorizar as contas mais importantes. E não esqueça de criar uma reserva estratégica de recursos. Essa é a maneira mais segura de administrar o seu empreendimento e o seu dinheiro, sem correr o risco de fechar as portas por erro de gestão financeira.

4.Manter uma folha de pagamento impag√°vel

O que você paga aos colaboradores é realmente o que pode pagar? Se a sua empresa não estiver lucrando tanto assim, pode ser o caso de diminuir a equipe ou mesmo renegociar horários e salários.

Se quer remunerar melhor seus funcion√°rios a fim de evitar a alta rotatividade na empresa, melhore o desempenho do seu empreendimento para ent√£o ter reais condi√ß√Ķes de oferecer mais aos colaboradores.

Pagar bem √© um bom atrativo para profissionais competentes, por√©m, voc√™ n√£o pode sacrificar a sa√ļde financeira da sua empresa em nome disso. Tenha clareza sobre essa quest√£o e evite esse erro.

5.Ignorar pequenas despesas

Sua empresa serve cafezinho toda hora? Tem climatizadores ativos o dia todo? Imprime documentos n√£o oficiais sem reaproveitar papeis de rascunho? Disponibiliza copos pl√°ticos sem limites?

Por representarem pequenos gastos, estas e outras despesas geralmente passam despercebidas pelos gestores, mas em médio prazo, todas elas juntas podem representar um grande buraco no seu lucro.

Em empresas menores, esses pequenos gastos podem fazer com que as contas n√£o fechem no fim do m√™s. Uma das quest√Ķes mais b√°sicas na gest√£o financeira √© ter o devido controle de toda a movimenta√ß√£o de dinheiro que acontece no seu neg√≥cio, portanto, para saber se a sua empresa est√° gastando demais com pequenas coisas, acompanhe detalhadamente cada centavo que sair do or√ßamento.

Lembre-se que um obstáculo só pode ser superado se você puder enxergá-lo para encontrar a melhor forma de vencê-lo. Por isso, conheça bem o seu negócio e não ignore pequenas despesas que se acumulam ao longo do tempo.

Outros pontos importantes

outros pontos importantes sobre erros na gestao financeira

Al√©m dos principais erros apontados acima, temos outras orienta√ß√Ķes que podem ajudar na estrat√©gia financeira do seu neg√≥cio. Veja s√≥:

Controle e projeção do fluxo de caixa

Você deve ser capaz de controlar e projetar o fluxo de caixa da sua empresa. Saber a média dos ganhos e custos mensais e anuais para poder se planejar com segurança é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio.

Essa questão cai no mesmo erro que dizíamos em outro ponto desse post, sobre alguns empreendedores acharem que os negócios vão bem por verem seus estabelecimentos movimentados. Isso é muito relativo pois as aparências enganam. Lembre-se disso.

Controle os prazos de vencimento

Não adianta você ter acesso aos melhores produtos, com os melhores preços, vindos dos melhores fornecedores se você não fizer o devido controle dos prazos de vencimento. Um bom produto que não escoa ao longo do tempo significa prejuízo ao seu negócio se você não perceber isso a tempo.

Fique atento a essa quest√£o e saiba tamb√©m ser parceiro do seu fornecedor, definindo com ele solu√ß√Ķes para situa√ß√Ķes como essa. Isso te ajudar√° a identificar a melhor sa√≠da para esses problemas de escoamento.

Controle o estoque

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. Se você não fizer o controle do estoque, poderá perder muito material e dinheiro. Produtos que não vendem bem podem ser colocados em promoção, re-estocados ou até mesmo retornados ao fornecedor quando existir essa opção.

Além do mais, se você compra mais do que precisa e está sempre investindo em itens que não dão retorno, então é hora de você rever a forma como renova o estoque do seu negócio. Fique atento.

Leve em consideração o capital de giro

Depois de ter efetuado todo esse controle, você sabe qual o capital de giro da sua empresa? Capital de giro é nada mais que o dinheiro a receber e a ser pago pela sua empresa. Isso ocorre porque boa parte dos pagamentos são feitos a prazo e você, obviamente, não pode ficar sem dinheiro entre um compromisso e outro.

Para calcul√°-lo, voc√™ deve considerar o Ativo Circulante (dinheiro em caixa ou banco, pagamentos a receber dos clientes, valor material do estoque, aplica√ß√Ķes financeiras etc) e subtra√≠-lo pelo Passivo Circulante, que s√£o as contas a pagar a fornecedores, empr√©stimos e demais situa√ß√Ķes que demandam a sa√≠da de capital do seu neg√≥cio. Se n√£o levar isso em considera√ß√£o, poder√° entrar no vermelho facilmente.

Como pode ver, realizar a gestão financeira da sua empresa envolve muitos detalhes, mas não é algo impossível de ser feito. Leve em consideração cada aspecto abordado para fazer isso de forma acertada e obter excelentes resultados.

Se gostou de conhecer os possíveis erros na gestão financeira da sua empresa, compartilhe esse post nas redes sociais. Muitos gestores ainda não entenderam essa importante questão a fundo.

Coment√°rios

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 pr√°ticas para fazer uma boa gest√£o financeira empresarial

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

3 maneiras de conseguir capital de giro sem fazer empréstimo

A √önica Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Quer tirar sua empresa do aluguel? Veja 4 maneiras de fazer isso

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )