fbpx

Por que o consórcio para construção da casa própria é tão procurado?

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

Ter a casa própria ainda parece ser um sonho distante para muitos brasileiros. É um investimento alto, cujo financiamento impõe parcelas e juros muito altos e isso dificulta ainda quando se paga aluguel. Por conta dessas condições, o consórcio para construção tem sido muito procurado, porque com ele é possível superar todos esses obstáculos e finalmente conquistar esse sonho.

Neste artigo, explicaremos mais sobre essa estratégia para construção da casa própria e mostraremos algumas maneiras de levantar esse crédito sem juros rapidamente. Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, continue a leitura e saiba mais!

Como funciona um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de aquisição de crédito que ocorre a partir da formação de um grupo de pessoas com um mesmo interesse, como por exemplo, a construção de um imóvel. Portanto, esse grupo consegue fazer uma compra planejada investindo pequenas parcelas mensais sem juros.

Todos os meses é feito um sorteio no qual um ou mais consorciados são contemplados para receber a carta de crédito com o valor referente ao consórcio. As assembleias podem ser concorridas por todos os participantes que estiverem em dia com suas parcelas. Esse processo é gerenciado por uma administradora de consórcios, que vai se encarregar de organizar todas as etapas que envolvem essa operação.

O que torna o consórcio melhor que as outras opções?

O grande diferencial é que as parcelas dessa modalidade são menores que as dos financiamentos e empréstimos, já que não há cobrança de juros. No consórcio, existe apenas uma taxa administrativa que costuma ser aproximadamente 10 vezes menor do que os juros dessas operações que citamos. Por isso, é um ótimo investimento, principalmente por ser inteligente e amigável para quem quer realizar sonhos, como a construção da própria casa.

Quando se trata de imóveis, é um processo que dura entre 10 e 15 anos, então consorciar acaba sendo uma boa opção para quem não tem muita pressa. Mas é importante ressaltar que quase sempre o consórcio dura menos tempo que a poupança, por exemplo, por isso esse longo prazo não se configura como uma desvantagem. Sem contar que, como os sorteios são feitos mensalmente, há chances de ser contemplado antes do que se imagina. 

E, como dissemos, existem maneiras de acessar o crédito rapidamente, como logo explicaremos.

O que é o consórcio para construção?

É um tipo de investimento para quem já tem ou pretende adquirir um terreno e quer construir uma casa desde o alicerce. Isso porque, se o interessado ainda não tiver o terreno, sua compra pode ser incluída no valor final, ou seja, pode-se prever na carta de crédito a compra do terreno e a construção do imóvel.

É um processo um tanto quanto semelhante às outras modalidades desse investimento. O primeiro passo é a escolha da administradora de consórcio e o valor da carta de crédito desejada. Depois disso, as parcelas serão definidas de acordo com a quantidade de pessoas no grupo e a duração do processo.

A diferença é que, dependendo do acordo feito com a administradora, o recurso também pode ser usado para fazer grandes reformas. Depois de o consorciado ser contemplado, ele pode usar o dinheiro para contratar uma empreiteira, comprar materiais, pagar pela mão de obra, e assim por diante. 

Imóvel na planta

Quando o interesse é adquirir a casa própria, todas as opções são avaliadas. Diante disso, a compra de um imóvel ainda na planta também pode ser considerada pela pessoa interessada. O que muitos não sabem é que isso pode não ser tão vantajoso, pois o valor que é indicado no contrato pode aumentar, em alguns casos, esse aumento pode chegar a até 20%.

Além disso, o imóvel é entregue pela construtora basicamente só com paredes e estrutura mínima de banheiro e cozinha, ou seja, todo o acabamento está fora do valor já pago à incorporadora e deve ser feito pelo proprietário. Vale levar em conta que só a decoração de uma casa já tem um valor alto que pode chegar a 40% do investimento total da obra, por isso, para quem quer investir em um imóvel para morar, essa não é a melhor opção. Como esta casa não será vendida, não tem como reaver o valor investido.

Como conseguir crédito mais rápido?

Como dissemos, existem maneiras de levantar dinheiro sem pagar juros rapidamente com um consórcio. Você já sabe que nesse sistema são realizados sorteios mensais, por isso é preciso contar com a sorte para ser contemplado sem demora. Mas, além disso, as administradoras oferecem alternativas para quem tem pressa: você pode ofertar lances ou até mesmo comprar uma carta de crédito já contemplada.

Estratégia de lances

O lance é feito para adiantar o pagamento de algumas prestações do consórcio para o grupo. Sendo assim, o consorciado dá um lance em valor “X” e se este for a maior oferta do mês, ele é contemplado. Caso a pessoa não tenha o valor do lance, ele pode ser descontado no próprio crédito, o que é chamado de lance embutido. Diante disso, se for contemplado, o dinheiro pode ser usado de diferentes maneiras dentro do mercado imobiliário. Você pode usar 100% do seu FGTS para ofertar esse lance.

Explicamos melhor a estratégia dos lances neste vídeo:

Compra da carta contemplada 

É uma atitude totalmente legal e basta o interessado procurar um dos consorciados que já foi contemplado e que queira negociar a carta. Se o acordo for feito, o interessado vai quitar o valor das parcelas que já foram pagas até o momento da contemplação, assumir a responsabilidade pelas parcelas restantes e pagar um spread ao dono original da cota.

É importante destacar que, nessa situação, o número de procura é bem maior do que o número de ofertas, principalmente pelo valor da carta contemplada ainda ser inferior ao valor de um financiamento ou empréstimo. Ao escolher essa opção, é preciso ter um aporte inicial para fazer esse investimento e agir com cautela para não ter prejuízos com pessoas que agem de má-fé. 

Se você quer entender melhor como funciona a compra de um consórcio contemplado, acesse gratuitamente nosso eBook preenchendo o cadastro abaixo:

Para quem tem o sonho de ter a casa própria, o consórcio para construção é uma das melhores opções, pois é uma forma de investimento organizada, que garante que o objetivo será alcançado e o dinheiro investido valerá a pena. Por isso, ele é tão procurado, porque permite que a casa dos sonhos seja construída e decorada de acordo com a necessidade e o gosto de cada pessoa. 

Gostou de saber como a construção de um imóvel pode ser feito por consórcio? Se quer entender melhor como investir nessa modalidade para ter sua casa própria, converse sem compromisso com um especialista clicando na imagem abaixo:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Por que a busca por consórcio imobiliário aumentou na pandemia?

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Saiba como se adaptar para fazer um trabalho remoto produtivo!

Confira 6 táticas infalíveis para conquistar a segurança financeira!

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )