O que é carta de crédito contemplada e como comprar uma

carta de credito contemplada

Os consórcios são ótimas maneiras de investir, inclusive para empresas que necessitam de crédito rápido pagando menos que empréstimos e financiamentos. Com uma carta de crédito contemplada em mãos, é possível renovar a frota de veículos, adquirir imóveis, construir, reformar, contratar serviços de consultoria ou mesmo levantar capital de giro.

No entanto, esse tipo de negociação, além de suscitar muitas dúvidas, requer certo conhecimento e cuidado por parte de pessoas físicas ou jurídicas que pretendem se beneficiar com essas operações.

Pensando nisso, esclarecemos neste post os principais pontos sobre o assunto. Acompanhe e descubra se a compra de uma carta de crédito contemplada é um bom negócio para sua empresa.

O que é carta de crédito?

Existe uma confusão bastante comum com relação à carta de crédito no sistema de consórcio. Muitas pessoas acreditam que, uma vez contempladas, irão receber o valor do bem em dinheiro, mas não é bem assim que funciona.

A carta de crédito é uma espécie de cheque administrativo que representa o valor do bem ou serviço que você pretende adquirir. Isso é feito dessa forma para que o consorciado tenha a liberdade de escolher o produto que deseja, de acordo com as especificidades do seu grupo.

Mais liberdade, porque até a introdução da carta de crédito pelo Banco Central, em 1992, era preciso referenciar exatamente o bem que se pretendia comprar, não havendo flexibilidade para trocar após a contemplação. Hoje, é possível comprar um bem diferente do que está no contrato, mas sempre observando a sua natureza: se imóvel, veículo ou serviço.

Depois de escolher o bem a ser comprado, o consorciado comunica os dados do comprador à administradora do consórcio, que fica responsável por fazer a transferência do dinheiro.

Como funciona a carta de crédito?

como funciona uma carta de credito contemplada

A maneira mais simples de explicar como funciona uma carta de crédito é a imaginando como um vale-compras. Conforme as regras que regem os consórcios, uma carta de crédito pode ser utilizada para a compra de qualquer bem do grupo ao qual pertence o objeto do consórcio.

Em outras palavras, se você adquirir uma carta de crédito contemplada de imóveis, sua empresa poderá utilizar esse crédito para comprar qualquer imóvel ou terreno, novo ou usado, construir ou reformar.

Se o objetivo for renovar a frota, por exemplo, a carta contemplada deve ser de um consórcio de veículos. Também existe uma estratégia para levantar capital de giro com cartas de crédito, como logo explicaremos.

O que é uma carta de crédito contemplada?

A carta de crédito contemplada, como o próprio nome dá a entender, é aquela que já passou pelo processo de contemplação, ou seja, foi designada para um consorciado participante do grupo.

Essa contemplação pode ter acontecido pela via tradicional do sorteio, que são organizados todos os meses pela administradora; ou por lance, quando se oferece um valor adiantando algumas parcelas do consórcio. Quando esta oferta for a maior do grupo, também acontece a contemplação.

Esse consorciado, uma vez contemplado, tem a opção de usar o crédito para adquirir o bem ou colocar essa cota contemplada para venda, cobrando o valor que ele pagou até o momento da contemplação, acrescido de um ágio pois, afinal, ele também precisa ter algum lucro sobre esse crédito que já está disponível integralmente para uso imediato.

Como comprar uma carta de crédito contemplada?

A compra de uma carta de crédito contemplada é totalmente legal, conforme prevê a Lei dos Consórcios. Para fazer essa aquisição, é necessário procurar um consorciado que já tenha sido contemplado e tenha interesse em negociar sua carta. Você, então, quita o valor que foi pago até a contemplação, assume as parcelas restantes e, como dissemos, paga mais um ágio ao dono original da cota.

É importante destacar que, mesmo com esse ágio, o valor de uma carta contemplada é bastante inferior ao custo de financiamentos e empréstimos, por isso, a procura é muito maior do que a oferta.

Quais os cuidados ao comprar uma carta de crédito contemplada?

cuidados ao comprar uma carta de credito contemplada

Embora seja totalmente legal, esse tipo de negócio exige muita atenção para que você não tenha prejuízos com pessoas que agem de má fé. Portanto, antes de tudo, verifique se a administradora responsável por essa cota é registrada no Banco Central. Uma vez isso confirmado, solicite o extrato dessa carta de crédito para confirmar se ela realmente existe e se foi contemplada.

Sempre verifique quantas parcelas foram pagas e quantas faltam para o fechamento do grupo e, principalmente, se você conseguirá pagá-las. Além disso, é altamente recomendável que você leia todo o contrato com muita atenção e pesquise o CNPJ da empresa.

Quais as vantagens da carta de crédito contemplada?

Depois de entender como funcionam as cartas de crédito e os passos para obter uma, vamos mostrar como uma empresa pode se beneficiar das vantagens oferecidas por esse instrumento de compra:

Não compromete o capital de giro

Todo empreendimento financeiramente saudável precisa manter um nível satisfatório de capital de giro, e isso nem sempre é possível quando a empresa recorre a linhas de crédito caras, que mensalmente consomem boa parte do caixa.

Além disso, o esforço em preservar o capital de giro, às vezes prejudica a capacidade de investimento do negócio. Nesse sentido, a carta de crédito contemplada pode dar um fôlego extra para empresas que querem investir mais ou expandir sua capacidade de produção. E isso, sem se comprometer com uma dívida que suga o caixa todo o mês.

Tem poder de compra à vista

Com uma carta de crédito você tem poder de compra à vista. Assim, ela permite que sejam negociados descontos junto ao vendedor, como se a compra estivesse sendo feita em dinheiro. Logo, a aquisição de uma dessas cartas é uma excelente forma de economizar, dando a você um alto poder de barganha.

É mais barata que outras linhas de crédito

Ao fazer um financiamento ou empréstimo, o empresário invariavelmente precisa se preocupar com os juros que vai pagar, porque eles são sempre altos. Com uma carta contemplada, embora seja necessário investir na sua compra, quitando as parcelas pagas até a contemplação mais um spread ao dono do crédito, o custo final é muito menor se comparado com as linhas tradicionais de crédito.

Posso levantar capital de giro com uma carta contemplada?

Os consórcios são maneiras baratas que realmente possibilitam que pessoas físicas e jurídicas consigam comprar bens e contratar serviços que não conseguiriam de outro modo, por não terem o valor à vista. Mas existe uma estratégia muito utilizada por empresas que querem levantar capital de giro.

Basicamente, é preciso que o empresário use essa carta contemplada e faça uma operação de compra e venda entre um imóvel seu e da empresa (ou vice versa), ou entre familiares. Fazendo isso, a carta de crédito é transformada em dinheiro para investir na empresa.

A gente explica os detalhes dessa estratégia num eBook gratuito, basta preencher o cadastro abaixo para acessar:


Descubra se é o investimento ideal para sua empresa

Combinando as vantagens de uma excelente aplicação financeira e os benefícios de uma forma de compra segura e mais barata, uma carta de crédito contemplada é uma escolha inteligente para empresas que estão à procura de maneiras certeiras de investir no negócio.

Se você acredita que sua empresa pode se beneficiar com uma carta de crédito cotemplada e quer saber mais detalhes sobre essa modalidade, o próximo passo é fazer o seu cadastro para falar com a nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas, basta clicar na imagem abaixo:

converse-com-um-consultor

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

Shopping Basket