fbpx

Controle de fluxo de caixa: entenda como o planejamento é essencial para o crescimento da sua empresa

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

taxas e juros num consorcio de imoveis

Entender como o planejamento do controle de fluxo de caixa é essencial para o crescimento da sua empresa é uma tarefa crucial para se ter sucesso nos negócios. Afinal, se você faz o acompanhamento correto dos recursos disponíveis e sabe administrá-los adequadamente, evitará o acúmulo de dívidas e a má gestão do seu dinheiro, aumentando assim as potencialidades do seu empreendimento.

Se você quer descobrir como fazer isso, é preciso se informar corretamente. Neste post, vamos dar os direcionamentos para manter o controle do fluxo de caixa. Prossiga com a leitura e saiba mais!

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é o registro ordenado e cronológico do dinheiro que entra e sai da sua empresa. E para que seja, de fato, um fluxo de caixa, será necessário organização antes de mais nada. Um fluxo organizado permite que você veja claramente dentro de um determinado período quanto dinheiro tem disponível na empresa e quanto saiu para honrar pagamentos de serviços, impostos e demais custos que fazem parte de qualquer negócio.

É esse controle que permitirá que você tenha clareza sobre o que pode ser utilizado ou não dentro daquele período registrado. Esse será o primeiro passo para garantir que o planejamento financeiro empresarial seja cumprido eficazmente.

Como analisar o fluxo de caixa e facilitar a gestão por meio disso?

análise controle fluxo de caixa

Agora que você já sabe na teoria o que é o fluxo de caixa, é hora de entender alguns aspectos práticos envolvidos nele. É assim que você conseguirá vislumbrar com mais detalhes qual a sua real finalidade e como é o seu funcionamento. Logo abaixo, aprofundamos alguns pontos. Confira!

Ter organização

Impossível ter um registro ordenado e cronológico sem organização, concorda? Pois bem, se você ainda não faz esse controle sistemático das finanças da sua empresa é hora de começar a fazer. Comece considerando o momento atual e quais recursos o seu negócio precisa ter para funcionar a pleno vapor. Considere que existem pagamentos realizados a prazo e que, em contrapartida, algumas despesas precisam ser pagas à vista.

Se você estruturar bem o fluxo, conseguirá enxergar com clareza o quanto tem em caixa e o quanto é preciso retirar para realizar pagamentos de funcionários, serviços e despesas em geral. Não subestime a importância disso e inicie esse processo de forma acertada.

Utilizar planilhas de controle geral

Você sabe o que são planilhas de controle geral? São basicamente esquemas de registro e visualização de tudo o que você precisa saber para manter o seu negócio funcionando devidamente. Elas podem dizer respeito aos insumos que você compra do produtor e revende, por exemplo:

  • preços de custo mais em conta disponíveis no mercado hoje;
  • contato e endereço da empresa que oferece o preço de custo mais competitivo e melhores condições de entrega;
  • qual a última compra realizada desse produto e quando está prevista a renovação do estoque;
  • quanto foi vendido desde a compra do último estoque e quanto será necessário ter em caixa para renová-lo; etc.

Estamos citando aqui apenas um exemplo para que você veja de forma nítida como pode ser uma planilha de controle geral. Nela, você pode criar as colunas e linhas que julgar pertinentes e ir complementando com a área do seu negócio a ser acompanhada nesse controle. Isso trará bastante discernimento sobre a forma como tem administrado as suas finanças e ajudá-lo a gerar um fluxo de caixa mais aprimorado.

Realizar os lançamentos de entradas e saídas diariamente

Sem o controle diário, não será possível ter um fluxo de caixa bem feito. Até porque, mesmo fazendo esse acompanhamento cotidiano, podem haver pequenas falhas que precisam ser corrigidas constantemente. Quando o acompanhamento diário é negligenciado, pode gerar um efeito bola de neve de descontrole nas finanças que seria um tanto quanto desastroso para o seu negócio.

Evite errar por displicência e faça um acompanhamento cuidadoso do seu fluxo de caixa para, assim, ter tranquilidade quando o assunto são as finanças e a forma como você planeja usá-las em seu empreendimento.

Quais as principais vantagens em manter o controle de fluxo de caixa em seu negócio?

vantagens controle de fluxo de caixa

Você já deve conhecer o princípio que diz que liberdade envolve responsabilidade, não é mesmo? Quando o assunto é dinheiro não é diferente, e quanto melhor for o acompanhamento do seu fluxo de caixa, menor a dor de cabeça e o desgaste que você terá ao lidar com as finanças.

Por isso, elencamos alguns pontos importantes para que você consiga entender ainda melhor o que estamos falando aqui. Confira a seguir!

Controlar entrada e saída

Lembre-se que parte do dinheiro que entra em sua empresa é em espécie, mas outra, não. Dessa outra parte, haverão pagamentos parcelados ou, mesmo quando feitos à vista, que podem demorar algum tempo para serem creditados em sua conta. Existem até mesmo taxas cobradas pelo banco pelo uso do cartão que não podem ficar de fora.

Todos esses detalhes devem ser levados em consideração quando se pensa no controle financeiro do que entra em seu negócio. Isso permitirá ver o quanto existe em caixa imediatamente e o quanto estará disponível dentro de um determinado período. A partir daí, você consegue controlar também a saída e evitar que a conta da sua empresa entre no vermelho.

Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo

Por exemplo, por quais motivos você poderia vender um determinado produto ou serviço que oferece por um preço mais em conta ou mais caro sem que isso prejudique o fluxo de caixa ou dificulte a venda para o cliente?

Se você conhece bem o seu fluxo, saberá quais produtos tem maior escoamento e quais têm menos. Você terá noção também de quando pode pedir um pouco mais por um ou por outro sem que isso espante a clientela. Como pode ver, um bom planejamento e controle do fluxo de caixa vão além das finanças e contribuem até para as estratégias de venda.

Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações

O ponto que abordávamos logo acima se relaciona diretamente com a possibilidade de realizar promoções e liquidações. É simplesmente impossível que você acerte nos valores promocionais sem que saiba qual o desconto pode ser dado em cada produto ou serviço. Se você for apenas pela intuição ou “achismo”, corre grande risco de por as contas da empresa no vermelho de forma completamente desnecessária.

Prefira sempre planejar o que realmente pode ser feito e averiguar o fluxo de caixa. Dessa forma, poderá agir com segurança e alcançar os resultados que tanto vem buscando para o seu empreendimento.

Por fim, fica claro que usar a razão, ter os pés no chão e desenvolver uma boa estratégia é a forma mais efetiva de lidar com os recursos disponíveis em seu negócio. Agora que tem as informações corretas, conseguirá fazer isso com mais tranquilidade em seu empreendimento.

Se gostou de entender como o controle do fluxo de caixa é essencial para o seu negócio, aproveite para conhecer os 5 fundamentos sobre administração do capital de giro que todo pequeno e médio empreendedor deve saber.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

3 maneiras de conseguir capital de giro sem fazer empréstimo

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Quer tirar sua empresa do aluguel? Veja 4 maneiras de fazer isso

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )