O que é escalabilidade e como isso pode ajudar a sua empresa?

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

o que e escalabilidade

Se você vem tentando encontrar formas de aumentar o lucro do seu negócio mesmo com poucos recursos, entender o que é escalabilidade e como isso pode ajudar a sua empresa pode ser o primeiro passo para virar esse jogo.

Afinal, a internet revolucionou a forma como as pessoas consomem, e hoje o que não faltam são empresas que começaram pequenas e se tornaram gigantes dentro desse meio. A ideia de oferecer o mesmo serviço, seja para um público específico ou mais amplo, pelo mesmo custo e com lucros crescentes é um dos maiores traços da escalabilidade.

Se você ainda não domina o que é isso, mas quer entender, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

O que é escalabilidade?

Escalabilidade é a possibilidade de oferecer um mesmo produto ou serviço a um número indeterminado de pessoas sem que isso signifique custos adicionais e o encarecimento do seu processo produtivo. Por consequência, isso significa também que você pode lucrar de forma exponencial, ou seja, quanto mais pessoas o seu negócio alcançar e for aderido, mais você lucra sem necessariamente investir mais para que isso aconteça.

Casos nítidos de empresas que realizaram a escalabilidade com sucesso são Netflix, Spotify, Uber e AirBnb, só para citar alguns exemplos. Repare em como elas não necessariamente são donas do que oferecem e, mesmo assim, têm alcançado um número gigantesco de usuários e aumentado os lucros sucessivamente.

Antes de pensar que só alguns empreendedores conseguem realizar tal façanha, considere que muitos desses negócios começaram pequenos e justamente por conta dessa escalabilidade foram capazes de sobressair. Você também pode se for criativo, organizado e certeiro em seu investimento!

Como a escalabilidade pode ajudar na sobrevivência de empresas com pouco capital?

Em um mercado já tão repleto de desafios como o atual e com um nível de concorrência talvez nunca visto antes — já que hoje existem negócios formais e informais disputando um mesmo público, tanto dentro quanto fora da internet —, diversas empresas se esforçam para encontrar maneiras de otimizar os seus recursos. Para tornar o cenário ainda mais complexo, existem as oscilações na economia que impactam diretamente esses negócios.

Diante dessas adversidades, apostar na escalabilidade pode ser uma excelente solução. Talvez você não tenha parado para pensar ainda que o que tanto se esforça para oferecer ao mercado poderia ser escalado, ou seja, oferecido a um número maior de pessoas, com a possibilidade até de ter um custo menor do que atender a clientela presencialmente, podendo transformar o seu empreendimento e de forma bastante positiva.

Hoje existem pessoas e empresas que vendem cursos online, por exemplo, que vão desde o aprendizado de idiomas até instrumentos musicais. Outros vendem e-books sobre marketing digital e muitos mais oferecem produtos e serviços que são facilmente consumidos por meio da internet. Com isso, sem precisar aumentar a mão-de-obra, custos com logística e tantas outras operações, conseguem melhorar de forma expressiva os resultados alcançados pelo empreendimento. Pense nisso!

Quais os benefícios de quem opta por utilizar a escalabilidade em seu negócio?

o que é escalabilidade benefícios

Pense, por exemplo, em alguém que vende e-books pela internet sobre um determinado assunto que domina e que pode ser do interesse de um público específico. Depois que esse material estiver produzido, ele não precisará reproduzi-lo, já que, com uma única cópia consegue alcançar milhares ou até mesmo milhões de pessoas.

Se fizermos uma comparação com vendas de livros no mercado tradicional, veremos que os custos serão imensamente maiores, algo que diz muito sobre a dificuldade de editoras tradicionais permanecerem em atividade em meio a esse novo cenário.

Encontrando maneiras de oferecer o seu produto ou serviço a mais pessoas sem que isso signifique mais custos e grandes investimentos, você torna real a possibilidade de lucrar mais gastando menos.

Sabemos que, para Pequenas e Médias Empresas (PME), isso tende a ser a saída ideal diante de tantos desafios que precisam enfrentar para seguirem em frente. Pensando nisso, gostaríamos de destacar alguns aspectos importantes ao aplicar a escalabilidade em seu negócio para que realmente funcione. Entenda melhor abaixo!

Defina metas e objetivo

Qual o objetivo principal do que você tem a oferecer? De que forma a sua solução atende ao que as pessoas querem ou precisam? Esse é o seu objetivo principal! Portanto, depois de conseguir defini-lo, pergunte-se como irá chegar lá, qual será o passo a passo e, aí sim, essas serão as metas que o levarão até o objetivo estipulado.

Teste sua ideia

Todo empreendedor de sucesso já lançou uma versão beta de sua ideia no mercado quando estava começando só para ver no que ia dar. Obviamente, ter uma versão beta não significa ter algo mal feito, mas sim que você vai se dedicar para oferecer algo que seja satisfatório mesmo que ainda não seja o seu produto final. Veja a reação das pessoas, colha feedbacks e os utilize para quando for entregar a versão final ao mercado.

Sistematize processos

Se a ideia é escalar, ou seja, fazer com que o negócio cresça de forma orgânica sem ter o mesmo estresse do mercado tradicional, então é crucial que você sistematize processos a fim de evitar improvisos e permitir que o negócio floresça da forma mais fluida possível. Não subestime isso e seja organizado com o que faz!

Atualize sempre

Se você usa algum dos aplicativos que citamos no post (e é muitíssimo provável que sim!), então já deve ter percebido que eles estão sempre se atualizando a fim de manter a experiência do usuário satisfatória e não permitirem que o produto fique defasado. Com a sua ideia, você deve ter a mesma atitude e procurar estar sempre à frente.

Inspire-se

A melhor forma de termos ideias é nos inspirando e, para isso, é necessário pesquisa e estar perto de pessoas com o mesmo objetivo. Procure conhecer esse mercado da escalabilidade, vá a eventos, faça networking, procure um mentor que possa te direcionar por esse caminho. Tudo isso contará favoravelmente na sua caminhada e trará mais segurança em meio a todo esse processo.

Se gostou de saber o que é escalabilidade e como isso pode ajudar sua empresa, aproveite para entender melhor como lidar com as finanças da empresa por meio de 5 passos para colocar o negócio em ordem.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

3 maneiras de conseguir capital de giro sem fazer empréstimo

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Quer tirar sua empresa do aluguel? Veja 4 maneiras de fazer isso

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )