Qual a melhor maneira de construir a casa própria?

construir a casa propria

O desejo de construir a casa própria tem sido escolha de boa parte dos brasileiros. Depois de pesquisar as alternativas que o mercado oferece, muitos optam por essa modalidade por conta da economia, que pode chegar a 40% em comparação com a compra de um imóvel pronto.

Se você faz parte desse grande grupo de brasileiros que decidiram pela construção para ter o seu lar doce lar, mas ainda não sabe exatamente a melhor maneira de fazer isso, aqui você vai encontrar orientações valiosas que podem ajudar bastante nessa decisão. Continue acompanhando!

Construir é mesmo a melhor alternativa?

Nem sempre!

Antes de prosseguirmos com a explicação sobre a melhor maneira de construir a casa própria, queremos que você tenha absoluta certeza de que essa alternativa é realmente ideal para você. Mesmo considerando a economia que essa modalidade pode oferecer, o processo de construção pode trazer muitas dores de cabeça se você não tiver o perfil adequado para isso.

A primeira pergunta a se fazer é a seguinte: você passou muito tempo planejando cada detalhe desse imóvel e seu nível de exigência e fidelidade ao seu sonho é grande? Se a reposta é “sim”, então construir certamente vai atender melhor às suas expectativas, em se tratando de estrutura física. Respondida a questão, pesquise quanto custaria esse imóvel dos sonhos se você o comprasse pronto. Esse é um bom ponto de partida.

Tenha em mente que você terá que preparar o seu psicológico para toda a execução da construção e todos os transtornos que podem vir com ela, como possíveis atrasos; compra excedente de materiais, acima do que foi previsto; demandas relativas à mão de obra e até mesmo alguns desvios no projeto original que às vezes se fazem necessários. Você está realmente preparado para enfrentar essa empreitada?

Quero mesmo construir, e agora?

quero mesmo construir a casa própria

Percebeu que a melhor alternativa para o seu caso é construir a casa própria? Certo. O próximo passo é ter cuidado na escolha da maneira que você vai investir o seu dinheiro. A menos que você tenha todo o valor para pagar à vista – o que não é o caso da maioria – esse é o momento de ponderar sobre as alternativas que o mercado oferece e qual é a ideal de acordo com as suas condições e necessidades.

Quais as principais opções para fazer essa compra?

Mesmo que você tivesse o cuidado de guardar dinheiro por anos para conseguir construir a casa própria à vista, ainda assim esta não seria a melhor alternativa se isso fosse deixar a sua conta zerada. Nunca é bom ficar sem nenhum dinheiro.

Isso posto, considere agora que existem várias maneiras de levantar crédito para construção; quase todas envolvem essas duas modalidades:

  1. Financiamento
  2. Consórcio

Agora, vamos falar a respeito de cada uma delas.

Como funciona o financiamento?

Financiar geralmente é a primeira ideia de quem precisa de crédito para construir a casa própria. Isso porque é possível levantar esse dinheiro em curto prazo, dependendo apenas do tempo de aprovação para a liberação. Quem tem pressa, geralmente escolhe essa opção, mesmo sabendo que poderá pagar o dobro do valor da construção só de juros, além de se comprometer com prestações a perder de vista.

Também é possível financiar a compra do terreno ou a construção ainda na planta. De qualquer forma, financiamentos normalmente exigem pelo menos 20% do valor do crédito como entrada. Se você escolher essa modalidade, precisa estar preparado para isso. Caso você já tenha um terreno e queira financiar apenas os materiais de construção, sua obra precisa estar iniciada para conseguir captar esse recurso. Você terá, em média, até 240 meses para quitar esse financiamento.

Se você realmente está disposto a passar por tudo isso apenas por que tem pressa, vai gostar de saber que na modalidade de consórcio – em que não existem juros – você também pode conseguir crédito sem demora, com a vantagem de pagar muito menos. É só usar a estratégia certa.

Continue acompanhando e descubra como!

Como funciona o consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis é o modelo utilizado por quem quer construir. É a única maneira de construir toda a sua casa de forma parcelada, sem precisar de entrada e principalmente sem pagar juros. Tem lei própria e é o sistema escolhido por um em cada cinco brasileiros que querem conquistar a casa própria. Isso por que é a alternativa mais barata do mercado e chega a custar 10 vezes menos do que um financiamento, por exemplo.

Funciona assim: você entra em um grupo com pessoas que têm o mesmo objetivo de investir em imóveis. Todos contribuem mensalmente com parcelas pequenas e todos os meses a administradora organiza sorteios, aonde um ou mais consorciados são contemplados, dependendo do saldo do grupo. Até o final do prazo, todos serão contemplados e poderão usar o crédito integral para investirem na construção do seu imóvel, com poder de compra à vista.

No consórcio, não existem juros, apenas uma taxa de administração drásticamente menor do que os juros de um financiamento. O prazo do plano de um consórcio imobiliário geralmente dura 180 meses e você tem até o final desse período para ser contemplado via sorteio. Lembrando que sua contemplação pode acontecer desde o primeiro mês.

Como adiantar a contemplação com lance

Mas se você não tem disposição para contar apenas com a sorte, exite outra maneira de receber o crédito sem depender desses sorteios: estamos falando da oferta de lances. Oferecer um lance nada mais é do que adiantar algumas parcelas do seu consórcio para o grupo. Se a sua for a maior oferta do mês, você leva o crédito para investir na construção da sua casa sem demora.

Você pode fazer essa oferta com recursos próprios, inclusive com seu FGTS. Depois, é só decidir como quer descontar o valor que você oefereceu; se reduzindo o prazo do plano ou o valor das parcelas. Se você não tem nenhum dinheiro para fazer essa oferta, não tem problema. É possível usar um percentual da sua própria carta de crédito como lance embutido.

O Vilson, de Chapecó-SC, ficou bastante feliz porque conseguiu construir uma nova casa, mais ampla e confortável, usando esse sistema. Olha só o que ele diz:

Crédito rápido com consórcio contemplado

Se você tem pressa para construir, mas não quer usar a estratégia dos lances, existe ainda outra possibilidade de conseguir crédito rapidamente através do sistema de consórcio. Isso é possível se você adquirir uma carta de crédito contemplada, ou seja, comprar uma cota imobiliária que já passou pelo processo de contemplação, e cujo dono decidiu vender.

Você adquire essa carta de crédito quitando o valor que ela custou até o momento da contemplação, mais um spread ao dono original da cota, assumindo as parcelas restantes. Mesmo com esse investimento inicial e com o ágio ao dono da carta, levantar crédito desta maneira é muito mais barato do que através das linhas tradicionais; daí o motivo da procura por consórcios contemplados ser maior do que a oferta.

Se você acredita que um consórcio contemplado pode ser interessante para você construir um imóvel, baixe gratuitamente agora mesmo nosso Guia Definitivo do Consórcio Contemplado, basta preencher o formulário abaixo:


Quais as vantagens do consórcio para construir?

Entre tantas vantagens de escolher o consórcio para realizar esse sonho, se você planejar com cuidado antes de construir sua casa própria, não vai precisar se preocupar com acabamento, pintura, revestimentos e demais ajustes. Tudo estará previsto na sua carta de crédito. Você pode, inclusive, prever o valor da decoração e da mobília, itens que geralmente não são programados na compra de um bem pronto. Se usar o consórcio, esses custos extras não pesam no seu bolso.

Além da personalização do imóvel de acordo com suas necessidades e estilo, existem outras vantagens. O consórcio é um dos sistemas mais flexíveis para quem quer construir a casa própria. Você pode escolher o tipo, tamanho e localização do seu imóvel, além de poder optar entre diversos planos e prazos. Do ponto de vista da economia, escolher o consórcio é sempre a melhor opção para o seu bolso, porque é muito mais barato.

Isso quer dizer que mesmo com o orçamento apertado e pagando aluguel, você pode investir na construção da sua casa, porque as parcelas são pequenas e não há necessidade de entrada.

Agora que você entendeu que construir a casa própria não precisa ser um bicho de sete cabeças, já pode escolher com maior conhecimento qual é a melhor maneira de fazer esse investimento. Se você gostou de conhecer o sistema de consórcio e acredita que ele pode ajudar você nessa conquista, o que acha de conversar sem compromisso com um profissional e tirar todas as suas dúvidas? Clique na imagem abaixo se cadastre para falar com a gente!

converse com um especialista em consorcio empresarial

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

Shopping Basket