Como quitar um financiamento imobiliário com consórcio e eliminar os juros

como quitar um financiamento

Quem tem um financiamento imobiliário, sabe o quanto é difícil pagar juros e parcelas altas. É uma dívida longa, muita gente se perde no meio do caminho e não consegue mais pagar as parcelas. Em muitos casos, acontece a inadimplência e até a perda do imóvel. Se você se preocupa com isso, certamente gostaria de descobrir como quitar um financiamento abatendo os juros e economizando muito dinheiro, certo?

Neste conteúdo, nós explicamos algumas maneiras de quitar o financiamento de imóveis através do consórcio e parar de desperdiçar dinheiro com juros. Leia e descubra os detalhes!

O que é consórcio?

Para você compreender de que maneira ocorre a quitação de um financiamento usando o consórcio, primeiro você precisa entender como esse sistema funciona. Resumidamente, o consórcio é a união de pessoas com o mesmo objetivo de comprar bens ou contratar serviços com parcelas pequenas, sem juros e sem entrada.

Cada componente do grupo investe em prestações mensais formando um caixa. Para saber quem recebe o crédito antes, todos os meses a administradora de consórcio organiza assembleias aonde sorteia um ou mais consorciados conforme o saldo do grupo. O tempo de investimento varia de acordo com o bem ou o serviço, mas consórcios imobiliários geralmente duram 180 meses.

É imporante que você saiba que existem maneiras de adiantar essa contemplação e receber o crédito rapidamente, sem depender dos sorteios, como explicaremos mais abaixo.

Como quitar um financiamento com consórcio?

O consórcio é uma estratégia bastante inteligente que tem ajudado milhares de pessoas a fugirem do endividamento. Isso porque elas conseguem quitar antecipadamente todo o financiamento, e por isso os juros são abatidos.

Funciona assim:

  • Você define o valor que precisa para pagar o financiamento da sua casa ou ap.;
  • Entra em um grupo de consórcio de imóveis;
  • Investe em pequenas parcelas mensais, sem juros;
  • Aguarda os sorteios ou oferta um lance para adiantar a contemplação;
  • Quando contemplado, você pode usar todo o crédito para pagar seu financiamento.

Mas o que é essa oferta de lances?

Ofertar um lance nada mais é do que antecipar o pagamento de algumas parcelas do consórcio para o grupo. Se sua oferta for a maior do mês, você é contemplado e já pode usar o crédito para quitar todo o seu financiamento. Essa oferta pode ser feita com recursos próprios, com seu FGTS, ou descontando um percentual do seu próprio crédito.

A gente explica melhor como esses lances funcionam neste vídeo:

Se você não tem tempo para esperar e quer quitar logo esse dívida cara e economizar nos juros, mas não quer usar a estratégia dos lances, existe outra maneira de levantar esse recurso sem demora. Continue a leitura e descubra!

Como quitar um financiamento com cartas contempladas?

Uma carta de crédito contemplada nada mais é do que um consórcio que já passou pelo processo de contemplação. Em alguns casos, o dono dessa cota decide vender esse crédito e é nesse ponto que você pode se beneficiar desse sistema. O que você pode fazer é comprar uma dessas cotas que tenha o valor total que você precisa para liquidar seu financiamento.

Você deve quitar o valor que foi pago por esse consórcio até o momento da sua contemplação e pagar um ágio ao dono original dessa cota, assumindo o restante das parcelas. Mesmo com esse ágio, o valor dessas cotas contempladas costuma ser 10 vezes menor do que os juros dos financiamentos, por isso essa solução é bastante procurada.

Fazendo isso, você já pode usar o crédito para pagar à vista todo o seu financiamento, abatendo os juros.

Se você quer entender os detalhes da compra de uma carta de crédito contemplada, nós temos um eBook gratuito que explica o passo a passo, basta preencher o cadastro abaixo para acessar:


O que devo considerar antes de quitar um financiamento com consórcio?

A operação que substitui o financiamento pelo consórcio é regulamentada pela Lei do Consórcio, mas é importante que você tenha conhecimento sobre algumas considerações:

  • Os contratos de financiamento e os grupos de consórcio devem ser posteriores ao ano de 2009 (quando a lei entrou em vigor);
  • Ambos os contratos devem estar relacionados ao mesmo bem: um contrato de financiamento imobiliário pode ser quitado com uma carta de crédito imobiliário devidamente contemplada;
  • O uso da carta de crédito para quitar o financiamento deve estar previsto em contrato;
  • Para liquidar o financiamento, a carta de crédito contemplada deve ter valor igual ou maior ao saldo devido à instituição financeira;
  • Tem saldo no FGTS? Você pode usar 100% dele para ofertar lance ou mesmo quitar parte do consórcio.

Quais são os primeiros passos para acessar essa solução?

Se você quer quitar a dívida de um financiamento imobiliário com um consórcio, em primeiro lugar você deve procurar uma administradora de consórcios idônea, confiável, com bons depoimentos e que esteja, é claro, registrada no Banco Central do Brasil. Essa administradora vai te orientar sobre o procedimento e esclarecer os termos do contrato.

Você deve verificar atentamente se o documento prevê a quitação de financiamento antes de fechar negócio.

Uma vez o consórcio contratado – caso você não opte por adquirir uma carta já contemplada – basta aguardar a contemplação ou fazer ofertas de lances, conforme explicamos. Depois de contemplado, você deve procurar a instituição financeira onde contratou o financiamento e seguir as formalidades para quitar a dívida com essa carta de crédito.

A instituição vai verificar o débito do seu financiamento e confirmar se o valor da sua carta contemplada é suficiente para cobrir essa conta. Feito isso, você providencia seus documentos pessoais e do imóvel, e quita algumas despesas de operação, como taxas de cartório e impostos.

E não esqueça: você tem direito ao desconto proporcional dos juros quando faz a quitação antecipada.

Por que é mais vantajoso trocar um financiamento por consórcio?

por que trocar financiamento por consorcio

Existem muitas vantagens para quem escolhe fazer uma compra parcelada sem juros utilizando um consórcio. Citamos algumas delas:

  • Como não há empréstimo ou financiamento, não existe qualquer taxa de juros;
  • Não precisa dar entrada;
  • As parcelas são pequenas;
  • Existe taxa administrativa, mas ela é bem inferior aos juros dos financiamentos;
  • Você economiza 10 vezes mais em comparação com financiamentos;
  • Se você tiver dificuldades no caminho, existem várias maneiras de adaptar o valor do crédito.
  • É possível usar o FGTS para ofertar um lance, pagar parcelas ou quitar completamente o consórcio.

Viu só quantos benefícios existem para quem quita um financiamento imobiliário com consórcio? É uma solução inteligente e viável que pode te ajudar a ter mais tranquilidade para investir no seu imóvel.

Se você acredita que essa solução é interessante para você, o que acha de conversar gratuitamente com um especilisata, sem compromisso? E só clicar na imagem abaixo e fazer o seu cadastro!

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

Shopping Basket