Será que o consórcio é um bom negócio para sua empresa? Descubra!

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

consorcio e um bom negocio

Se você quer saber se consórcio é um bom negócio para sua empresa, veio ao lugar certo para descobrir todas as informações que precisa. Afinal, essa solução para levantar crédito sem pagar juros tem crescido muito no país. Isso só comprova sua efetividade e solidez no mercado, apresentando vantagens únicas para qualquer empreendimento que queira crescer e se consolidar.

Seja para adquirir um bem, contratar um serviço ou mesmo levantar capital de giro e conseguir crédito para investir no que quiser na sua empresa, o consórcio é uma alternativa barata e flexível, que certamente poderá se encaixar nos seus interesses. Para saber se esse sistema é vantajoso para sua empresa, continue a leitura e descubra!

Como funciona o consórcio para empresas?

Um consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas físicas ou jurídicas com interesses similares, que se juntam com o objetivo de gerar capital para adquirir um bem ou serviço, sem a incidência de juros.

Investir em parcelas mensais e aguardar pelos sorteios para acessar o crédito é a maneira tradicional de participar de um consórcio. Acontece que, na maioria dos casos, as empresas têm pressa para usar o crédito, não é verdade? Por isso, os empresários costumam usar uma dessas duas estratégias:

  1. Comprar uma carta contemplada;
  2. Ofertar um lance para adiantar a contemplação;

Adquirir uma carta contemplada é negociar uma cota que já passou pelo processo de contemplação – seja por lance ou por sorteio. Essa operação é muito procurada por empresas que querem levantar crédito rapidamente e de maneira muito econômica, em função do custo-benefício em comparação com outras opções de aquisição de crédito.

Se você quer entender como conseguir capital de giro barato para o seu negócio usando o consórcio, nós temos um ebook gratuito explicando o passo a passo. Basta preencher o formulário abaixo para acessar:

 

new RDStationForms(‘ebook-como-conseguir-capital-de-giro-com-consorcio-6d3f59e0d989d7ac2fb4-html’, ‘UA-113901927-1’).createForm();

Já a oferta de lance nada mais é do que adiantar algumas prestações do seu consórcio para o grupo. Se a sua for a maior oferta do mês, você leva o crédito para investir na sua empresa. Você pode usar recursos próprios ou utilizar um percentual da sua própria carta de crédito para ofertar um lance e antecipar a contemplação.

Nós explicamos a estratégia dos lances em detalhes neste vídeo:

Para quais empresas o consórcio é um bom negócio?

Por mais que o consórcio seja um sistema bastante democrático e acessível a todos os tipos de públicos, existem alguns pontos importantes que pequenas e médias empresas devem observar antes de decidir participar desse sistema.

Portanto, o consórcio é para empresários que:

  • Querem investir no negócio sem pagar juros altos em operações de empréstimos e financiamentos e estão dispostos a mudar esse perfil financeiro pelo bem da empresa;
  • Pretendem organizar as finanças e garantir uma folga no fluxo de caixa, tanto para bancar todos os compromissos financeiros, como para garantir uma boa reserva estratégica para dar conta de imprevistos;
  • Querem definir uma estratégia constante de expansão e manutenção, com uma injeção de crédito contínua e programada;
  • Precisam de crédito em curto ou médio prazo e estão dispostos a investir em lances com recursos próprios, usar um percentual do próprio crédito como lance ou até mesmo que tenham condições financeiras de adquirir uma carta contemplada;
  • Desejam adquirir sede própria para fugir do aluguel sem precisar refinanciar nenhum bem, nem pagar juros altos por isso;
  • Têm a intenção de fazer capital de giro barato usando a estratégia que ensinamos no ebook disponibilizado no capítulo anterior;
  • Querem renovar a frota de veículos sem juros, de maneira constante e programada ou rapidamente;
  • Querem investir na compra ou manutenção de máquinas, equipamentos e softwares sem comprometer o fluxo de caixa, entre outros investimentos.

Como pode ver, o consórcio não é para empresa que estão com a corda no pescoço e necessitam de soluções milagrosas (embora muitas vezes esse sistema consiga auxiliar estas empresas). Via de regra, o consórcio permite a escolha de planos que cabem no bolso e nos objetivos de pequenas e médias empresas.

Para quais empresas o consórcio não é um bom negócio?

Pois bem, agora que já entendeu como funciona um consórcio e para quais empresas ele é indicado, também é importante saber em que situações esse sistema pode não ser tão vantajoso para sua empresa. Confira os pontos abaixo para agir de forma acertada:

  • embora seja uma excelente maneira de planejar o crescimento da empresa, o consórcio não costuma ser usado por empreendimentos que já estão consolidados no mercado, têm o caixa transbordando e uma boa previsão de auto-sustentabilidade em longo prazo, conseguindo crescer e evoluir sem precisar se preocupar com recursos externos;
  • se você não se programa e não tem nenhum espaço no orçamento para investir em um consórcio ou em uma carta contemplada, ou não quer colocar esse investimento como prioridade, talvez não seja uma boa ideia investir em um consórcio. É preciso ter foco.
  • se as contas vão mal, o caixa está zerado, você não tem nenhum bem em seu nome ou em nome da empresa e está buscando uma solução salvadora, pode ser que o consórcio não consiga ajudar. Esse investimento não faz milagres e funciona bem para quem se planeja ou pelo menos tem algum bem para usar na negociação. Na dúvida, converse com um profissional.

O que devo considerar antes de entrar em um consórcio?

Por mais barato, seguro e eficiente que o consórcio seja, isso não deve ser visto como algo fácil e despropositado. Até porque, além das parcelas, do lance ou do valor de entrada de uma carta contemplada (de acordo com a sua estratégia), existe também uma pequena taxa de administração que é igualmente paga pelos outros membros. Embora seja pequena, cerca de 10 vezes mais barata que os juros de empréstimos e financiamentos, isso deve constar nos seus cálculos.

Considere ainda que se não puder ofertar lances ou investir em cartas contempladas, terá que esperar os sorteios para receber o crédito, o que significa que não adiantará ficar ansioso para resolver o seu problema. Muitas vezes, na busca por soluções fáceis e ilusórias, empreendedores entram em situações complicadas que acabam piorando o cenário, tudo por acreditarem numa suposta luz no fim do túnel. Não se engane, nenhuma empresa chega ao sucesso sem trabalho árduo, foco e esforço.

Essa atenção deve ser redobrada quando a negociação ocorrer com cartas de crédito contemplada. Nós explicamos os cuidados para este tipo de operação neste vídeo:

Lembre-se: em vez de depender de resoluções desesperadas para o seu negócio, procure antes se organizar para que, de fato, tenha poder de escolha e consiga optar por um consórcio que atenderá seus objetivos.

Como você pôde ver, o consórcio é um sistema muito bem aproveitado por empresas que focam na sua evolução e desenvolvimento. Agora que já tem as informações certas, certamente já consegue enxergar a melhor maneira de atingir os objetivos da sua empresa. Se você acredita que alguma dessas estratégias que apresentamos aqui pode funcionar para sua empresa, o que acha de conversar com um especialista e tirar todas as suas dúvidas sem compromisso? Acesse aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O lado oculto do seguro de vida

Mindset financeiro – Descubra o seu

A poupança vale apena? ou está queimando o seu dinheiro!

5 pontos (não intuitivos) para economizar comprando com consórcio!

Onde investir o seu dinheiro em 2021-2022?

Consumidores chegam pagar 30% mais em carros de luxo quando não prestam atenção nisso

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )