Crédito para imóvel rural: a solução que conquistou agricultores e produtores rurais

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

credito para imovel rural

Quase 60% dos produtores rurais acreditam que levantar recursos para as atividades do campo é a demanda mais importante da categoria. Essa informação foi revelada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em uma pesquisa inédita realizada em abril de 2019. Com base nisso, conseguir crédito para imóvel rural desponta entre as principais necessidades de agricultores e pecuaristas, do pequeno ao grande porte.

Embora a liberação deste tipo de recurso seja um direito garantido por Lei, nem sempre os produtores rurais conseguem acessar esse crédito oficial. Os motivos são muitos: burocracia rígida, crédito caro, juros altos, entre outros.

Neste cenário, muitos produtores rurais estão encontrando alternativas para levantar recursos sem depender dos sistemas tradicionais, com condições mais acessíveis. Se você quer descobrir como agricultores e pecuaristas estão fazendo para conseguir crédito para imóvel rural sem precisar pagar juros e de uma maneira muito mais simples, continue a leitura.

Opções de crédito para imóvel rural

solucao de credito para imovel rural

Existem algumas maneiras de produtores rurais conseguirem crédito para ampliação da propriedade, compra de terreno ou construção, porém, nem sempre é fácil levantar o recurso necessário. Ainda segundo a pesquisa da CNA, 30% de todo o financiamento agrícola do país vem de cooperativas de crédito e revendas de insumos. E isso ocorre devido à dificuldade de agricultores e pecuaristas em conseguir acessar o crédito rural do governo federal.

Em 2018, a PUC RJ divulgou uma pesquisa que revela ano a ano o aumento de recursos públicos para crédito rural, embora existam três fatores que dificultam a tomada do crédito. São eles:

  • Políticas de crédito não alinhadas a políticas ambientais, como o Código Florestal;
  • Recursos públicos não associados à gestão de risco, como clima ou os preços de comercialização;
  • Burocracia excessiva.

Confira algumas alternativas do Governo Federal de crédito para imóvel rural:

PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário do Governo Federal oferece uma linha de crédito para pequenos produtores comprarem um imóvel rural. Porém, é apenas para agricultores familiares com pequenas propriedades. Além disso, possui uma série de exigências rígidas, que você pode conferir aqui.

Pronaf

O Plano Safra 2019/2020 trouxe uma novidade sobre Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar: a partir deste ano, o Pronaf também disponibiliza uma linha de crédito rural para a construção ou reforma de imóveis com juros mais acessíveis. No entanto, mesmo que esta modalidade pratique juros abaixo da média do mercado, ainda assim as taxas encarecem significativamente os custos desta operação.

Para ter acesso a esse crédito, é preciso ser agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de vários critérios que deixam muitos produtores rurais de fora. Você pode conferir esses critérios aqui.

PNHR

O Programa Nacional de Habitação Rural​ foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida e também é destinado à agricultura familiar. Para ser considerado apto a participar deste programa, o produtor precisa se enquadrar numa série de exigências, desde renda mínima anual, fazer parte de grupos organizados pela Entidade Organizadora, entre vários outros critérios que você pode verificar aqui.

É importante ressaltar que todas essas modalidades de financiamento cobram juros que encarecem consideravelmente o custo final da aquisição do crédito.

Solução de crédito para imóvel rural SEM JUROS

solucao de credito para imovel rural sem juros

Para fugir das taxas de juros e das exigências rígidas das linhas de crédito convencionais, muitos agricultores e produtores rurais estão recorrendo a uma maneira mais descomplicada e barata de conseguir crédito para construção, reforma ou compra de terreno e de casa. O sistema que esses agricultores estão utilizando é o consórcio de imóveis e através dele é possível programar o recebimento do crédito no tempo que cada produtor rural precisa.

Usando o consórcio como ferramenta, você consegue crédito imobiliário SEM JUROS, investindo todo o mês em pequenas parcelas e sem precisar pagar nenhum valor de entrada. Se você costuma investir por safra, não tem problema. Também existe a possibilidade de fazer esse investimento semestral ou até anual. Você escolhe!

Como funciona esse sistema

Conseguir crédito sem depender dos bancos, nem do Governo Federal é algo perfeitamente possível, desde que você use o consórcio como ferramenta. Isso porque esse sistema funciona através da união de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de investir em imóveis. Pra isso, os participantes do grupo contribuem com as parcelas formando um caixa. Todos se autofinanciam, por isso ninguém paga juros!

Todo mês, a administradora de consórcio organiza assembleias onde sorteia o número das cotas para definir quem vai receber o crédito antes. O tempo de contribuição varia de acordo com as suas pretensões e necessidades mas, geralmente, num consórcio de imóveis esse período é 180 meses (podendo chegar a 240 meses). Até o final do grupo, obrigatoriamente todos os participantes receberão o crédito para investir em imóveis.

E se o consorciado não quiser esperar pelos sorteios e precisar do crédito antes? Nesse caso, é possível ofertar lances. Veja:

Como conseguir o crédito com mais agilidade

Você já sabe que a maneira tradicional de receber o crédito num consórcio é aguardando pelos sorteios mensais. Isso significa que até a conclusão do grupo você pode ser sorteado e levar o crédito integral em qualquer mês dentro deste período. Mas o que nem todo mundo sabe, é que é possível adiantar essa contemplação, basta que você ofereça um lance.

Ofertar um lance nada mais é do que adiantar algumas prestações do seu consórcio para o grupo. Se for a maior oferta do mês, você é contemplado e já pode usar todo o crédito para ampliar a propriedade, comprar terreno ou casa e até construir. E tudo isso com poder de compra à vista, o que garante a você excelentes negociações na hora de conseguir o melhor preço.

Você pode ofertar um lance com recursos próprios, ou descontando um percentual da própria carta de crédito, num lance embutido. Isso significa que aquele valor que você teria que disponibilizar para dar a entrada em um financiamento, pode perfeitamente ser usado para adiantar a contemplação num consórcio.

Neste vídeo, a gente explica melhor como funciona a estratégia dos lances:

Crédito IMEDIATO com Cartas Contempladas

Além da estratégia dos lances, que é muito utilizada por agricultores e pecuaristas para levantarem o crédito rapidamente, a compra de cartas de crédito contempladas também é uma solução bastante viável para você investir em sua propriedade.

Para adquirir uma carta de crédito contemplada, você deve quitar o valor que foi pago por essa carta até o momento da sua contemplação, além de um ágio ao dono original desse crédito, sem esquecer de assumir as parcelas restantes.

Mas atenção: mesmo com esse ágio, o valor de uma carta de crédito contemplada é muito menor do que os custos de um empréstimo bancário, por exemplo.

Se você acredita que investir em uma carta contemplada pode ser uma solução interessante para você, não deixe de tirar essa dúvida baixando GRATUITAMENTE nosso Guia Definitivo do Consórcio Contemplado, basta preencher o formulário abaixo:

 

new RDStationForms(‘consorcio-contemplado-ebook-eab825b6ed89c7388daa-html’, ‘UA-113901927-1’).createForm();

Descubra a melhor solução de crédito para imóvel rural

Agora que você conhece a maneira mais barata e acessível que existe de levantar crédito para imóvel rural, já pode decidir o que é melhor para a sua propriedade. Se você acredita que alguma destas soluções são interessantes para você, faça seu cadastro que nós faremos uma simulação personalizada, sem compromisso, de acordo com o que você precisa. Basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O lado oculto do seguro de vida

Mindset financeiro – Descubra o seu

Crédito Rural com consórcio? O que não te contaram…

A poupança vale apena? ou está queimando o seu dinheiro!

5 pontos (não intuitivos) para economizar comprando com consórcio!

Onde investir o seu dinheiro em 2021-2022?

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )