Fui contemplado no consórcio, e agora? Saiba o que fazer

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

O consórcio é uma modalidade de poupança forçada em que um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, o de adquirir um bem móvel, imóvel ou serviço, se reúnem para conseguir alcançar o tão desejado sonho.

As vantagens do consórcio

Essa modalidade de autofinanciamento se destaca das demais por conta de seus inúmeros benefícios, tais como a ausência de juros sobre o valor do montante e parcelamento, cabendo apenas uma taxa cobrada pelas organizações que mediam o consórcio.

Outro benefício é o de conseguir o montante necessário para adquirir o bem de interesse por um preço à vista, o que facilita barganhas na hora da compra.

Caso, por exemplo, o preço de um imóvel que você deseje seja menor que o de sua carta de crédito, você pode utilizá-la para quitar o restante do consórcio ou ainda com as taxas e custos necessários para a compra deste imóvel.

Como ser contemplado? Lance vs. Sorteio

Mesmo que o processo todo seja uma aventura, não existe hora mais esperada do que a contemplação do consórcio, que pode ser tanto através do sorteio quanto através do lance, que acontecem durante as assembléias, reuniões mensais entre consorciados e administradora.

Na primeira assembléia, cada consorciado ganha um número que o identifica e é por ele que o será sorteado, através da escolha aleatória de pedras numeradas durante as assembléias ordinárias, que acontecem impreterivelmente todo o mês e devem sempre selecionar um contemplado.

Já o lance é uma forma optativa de conseguir ser selecionado para o consórcio onde o consorciado oferece o adiantamento de parte do montante e pode ser sorteado de acordo com os termos escolhidos previamente em contrato entre ele e a organização administradora.

Todos têm as mesmas chances de ganhar através das pedras no sorteio, bastando apenas estar em dia com as parcelas do consórcio.

A contemplação do consórcio

Seja através do sorteio ou pelo lance ganhador, a contemplação é o momento mais ansiado pois é nele que você pode finalmente colocar as mãos na carta de crédito e investir no que se planejou durante todo este tempo.

Porém é também aí que começa o processo pós-contemplação, que é a apresentação das garantias exigidas previamente em contrato sobre a situação do contemplado; no geral esse processo tem quatro fases:

  • Documentação pessoal;
  • Apresentação de garantias;
  • Comprovação de renda;
  • Informações do bem.

#1 Documentação pessoal

Alguns planos de consórcio demandam mais documentações e certidões do que outros: o quanto maior o valor do investimento podem ser necessários mais documentos e certidões. Porém a documentação geral é a mesma para todos:

  • RG ou CNH
  • CPF e/ou CNPJ
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência atual e em nome do consorciado

#2 Da apresentação de garantia

Naturalmente a administradora do consórcio precisará de uma garantia de que, através do fundo comum de todos os consorciados, o contemplado continuará pagando sua cota até o final.

Essa fase diz respeito à apresentação de garantias necessárias e, previamente aceitas em contrato, podendo variar de um imóvel em seu nome até a assinatura de um fiador. Essas garantias vão depender muito do tipo de plano contratado, bens desejados, etc.

#3 Comprovante de renda

A comprovação vai variar dependendo do perfil do consorciado e do combinado com a administradora. Tudo isso pode mudar na hora da comprovação, mas daremos um geral do que é usualmente necessário.

Aposentado ou pensionista: a comprovação pode ser feita através do extrato de pagamento e cópia do cartão relacionado ao benefício.

Trabalhador com carteira assinada ou profissional liberal: apresentar a carteira de trabalho com as páginas solicitadas e os últimos contracheques.

Autônomos, empresários e trabalhadores informais: apresentar a declaração atualizada do imposto de renda.

#4 Informações do bem

Com a documentação anterior aceita é hora de selecionar o bem desejado e prestar atenção à determinadas especificações. Mesmo que a carta de crédito seja sua, todo o processo de compra será acompanhado pela administradora a fim de garantir a segurança do investimento.

Em caso de imóveis prontos para morar podem ser exigidas documentações tais como alvará, habite-se, certidão de valor negativada; em caso de construção de imóveis, podem ser precisos certos documentos como a planta do imóvel, a sua aprovação pela prefeitura, cronogramas de entrega, contrato com a construtora, etc.

No caso de móveis informações como placa, modelo exato, número de chassi, ano de fabricação e até mesmo a cor podem ser necessárias.

Mas não se preocupe, quando chegar a hora a administradora vai prestar todo o auxílio que você precisar, além disso as informações também estão dispostas no contrato e você já pode se preparar com antecedência.

Hora da compra

Com todos os documentos certos é a hora de comprar e seu crédito se dará através da carta de crédito! É ela que vai comprar o bem desejado e assim, dentro de poucos dias, sua casa nova ou o seu carro zero estarão disponíveis.

Depois disso é só continuar pagando as parcelas do consórcio até quitá-lo por inteiro e assim terminar sua parceria com o grupo do consórcio. Enquanto isso você pode iniciar outros consórcios e até mesmo quitar o seu atual antes do tempo.

Aderir ao consórcio é seguro e financeiramente muito viável. Quer aprender mais? Baixe o eBook COMPLETO e saiba tudo sobre a contemplação:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Onde investir o seu dinheiro em 2021-2022?

Consumidores chegam pagar 30% mais em carros de luxo quando não prestam atenção nisso

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Por que a busca por consórcio imobiliário aumentou na pandemia?

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )