fbpx

Como funcionam as assembleias de um Consórcio

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

Depois de muita pesquisa sobre financiamentos, empréstimos e outras formas de investimento você finalmente se decidiu pelo consórcio e está ansioso pelo momento mais empolgante do processo: a assembléia.

É nela que todos os consorciados vão descobrir se foram selecionados ou não para a carta de crédito. Mas, você ainda tem dúvidas quanto a isso? Não se preocupe, vamos esclarecer os pontos principais que você precisa saber sobre esse momento e como ele funciona.

O que é uma assembléia em um consórcio?

Chamamos de assembléias as reuniões, realizadas pela administradora do consórcio, onde são executados os sorteios de contemplação da carta de crédito assim como os lances para o adiantamento da mesma.

Todos os consorciados são convidados para participar deste momento, que também pode ser utilizado para informações, resoluções e a comunicação entre a administradora e o grupo.

A primeira assembléia

Todas as assembléias são importantes, mas é na primeira em que os consorciados vão receber seu número de identificação dentro do consórcio para o sorteio, é esse número que vai acompanhá-lo durante todo o processo e é por ele que você será contemplado.

Após reunir o número mínimo de cotas necessário para o grupo e o fundo de crédito necessário estar formado, começam então as assembléias mensais.

Encontros presenciais ou on-line

Tradicionalmente as assembléias são feitas de forma presencial com os consorciados e com a organização administradora, porém com os novos tempos, várias organizações começam a utilizar o ambiente on-line para a realização dos encontros.

Dessa forma os consorciados podem estar presentes em todas as assembléias não importando a situação. Além do mais, essas informações são disponibilizadas em grupos on-line para que, caso você acabe perdendo a reunião, consiga estar por dentro do que aconteceu.

Participar das assembléias é uma grande vantagem caso esteja planejando realizar um lance.

Como são as formas de contemplação?

O auge da assembléia é a contemplação do consorciado e esta contemplação pode acontecer de duas formas: o sorteio e o lance.

#1 O sorteio: mais rápido para uns, mais demorado para outros, é através do sorteio que, um a um, todos do grupo serão escolhidos para a contemplação da carta. Ele é feito tradicionalmente através do sorteio de pedras e, se o número que você recebeu na primeira assembléia for chamado, você foi contemplado!

#2 O lance: o lance é a segunda forma para ser contemplado no consórcio e é optativa, nela o consorciado oferece uma determinada quantia à administradora como lance, o maior lance ou o lance que se aproxima do valor estabelecido em contrato pela administradora, ganha a contemplação.

A contemplação é o melhor momento do consórcio, não é mesmo? Olha só quanta gente já contemplamos aqui na Redesul!

Muita atenção: para ser sorteado e poder participar de lances o consorciado deve estar em dia com todas as suas parcelas e continuar pagando caso seja contemplado.

O que mais acontece na Assembléia

Além da contemplação através do sorteio e dos lances, que devem ser feitos em prazo determinado com antecedência do dia da reunião, também são debatidos outros assuntos, tais como o valor arrecadado em determinado mês.

Várias outras informações entram em pauta para a maior clareza e entendimento de todos os investidores do grupo, por isso é extremamente importante a participação de todos os envolvidos, uma vez que é o negócio de todos ali.

Assembléia geral ordinária e extraordinária, qual a diferença?

Existem dois tipos de assembléias durante todo o processo do consórcio, a Assembléia Geral Ordinária, que é a que diz respeito aos assuntos que abordamos acima, tais como sorteio e assuntos comuns à administradora e grupo.

Porém existe também a Assembléia Extraordinária: ela serve para reunir o grupo quando um assunto inesperado surge e é necessária alguma decisão de todos os envolvidos para o que se seguirá adiante, assim como manter todos a par do imprevisto que aconteceu.

Como essas assembléias podem acontecer inesperadamente o consorciado tem a opção de nomear outra pessoa para assistir a assembléia em seu nome, caso não consiga comparecer. Essas reuniões exigem uma maior atenção de todos os consorciados.

Fique sempre por dentro

Conhecer o funcionamento das assembléias é essencial para quem quer se dar bem em seu investimento e conhecer o progresso do grupo, elas vão deixar você a par de seu investimento e podem ajudar nas estratégias para o lance.

Quer começar seu empreendimento no mundo do consórcio? Vem bater um papo com a gente aqui na Redesul!

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Por que a busca por consórcio imobiliário aumentou na pandemia?

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Saiba como se adaptar para fazer um trabalho remoto produtivo!

Confira 6 táticas infalíveis para conquistar a segurança financeira!

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )