Como funciona o sorteio no consórcio: do tempo de espera a contemplação


Comprar aquele carro dos sonhos ou apostar em um imóvel como forma de investimento para o futuro, existem várias formas de se investir e vários meios de tornar o investimento realidade e um dos mais populares, com ótimas formas de parcelamento e contando com juro zero é o consórcio.

No consórcio não existem limites do que se pode ser consorciado, contanto que exista a procura necessária para a formação de um grupo com o interesse nos bens móveis, imóveis e serviços. Olha só algumas das coisas que estão disponíveis no mercado do consórcio:

  • Carros
  • Barcos
  • Casas
  • Capital de giro
  • Carteira de Habilitação Nacional
  • Cirurgia estética
  • Procedimentos ortodonticos
  • Educação universitária

Hora da assembléia

Plano escolhido, contrato assinado e parcelas em dia, agora é só esperar que seu número seja escolhido para a contemplação. Como isso acontece? Através de um sorteio durante as assembléias ordinárias.

Mas, você sabe o que são essas assembléias? Elas são reuniões do grupo de consórcio planejados e executados pela instituição administradora do consórcio. Essas reuniões acontecem mensalmente, de acordo com o calendário previamente escolhido e informado a todos.

Nesses momentos, além do sorteio também são vistos os valores arrecadados para o fundo de crédito, como anda o perfil do grupo, entre outros assuntos importantes para a boa manutenção do negócio.

Mas afinal, como é feito o sorteio?

Quando um consórcio se inicia, todos os seus cotistas ganham um número, este número será do consorciado do início ao final de todo o processo e é por ele que o resultado da contemplação será sorteado.

Geralmente existem pedras que vão do número 01 até o número total de cotas existentes. Essas pedras são giradas e uma é retirada, o número do consorciado que corresponder ao que estiver nessa pedra será o grande sorteado do dia.

Mesmo assim existem chances de haver impedimentos na hora da compra mesmo que o número seja sorteado, são eles:

#1 Pagamento de parcela em atraso: o único requisito para que você possa participar das assembléias é o pagamento em dia das parcelas, nada mais justo do que garantir que quem pega em dia possa ser sorteado. Sua cota foi selecionada mas com o pagamento em atraso? Seu número será retirado e outro será sorteado no lugar;

#2 Análise de crédito negada: mais raro de acontecer, mas é uma possibilidade; é natural que a organização que administra o consórcio queira ter garantias de que o sorteado possa, e vá, continuar a pagar sua cota até o fim, isso garante a segurança de todos os envolvidos. O consórcio é uma parceria que exige a dedicação de todos;

#3 O sorteado voluntariamente pedir a descontemplação: não é raro de acontecer, uma vez que muitos tratam o consórcio como um investimento realmente de longo prazo e não pretendem adquirir o bem antes do tempo; um carro, por exemplo, exige o valor da manutenção, revisão, gasolina e outros fatores que, somados à parcela do consórcio, podem pesar no bolso.

Mesmo com imprevistos e a possibilidade do número sorteado não poder levar a carta, a organização deve contemplar, obrigatoriamente, uma pessoa por mês, se acontecer alguma inadimplência do cotista, ou qualquer uma das avarias listadas acima, é realizado novamente o sorteio.

Que a sorte esteja ao seu lado

Fique tranquilo, o sorteio pode demorar um pouco para sair ou vir antes mesmo até do que você tinha em mente. Mesmo assim, caso queira apressar as coisas você pode apostar no lance! Olha só o que precisa fazer para ser contemplado através deste método! Lance: como ele pode adiantar a sua contemplação no consórcio.

Quer conhecer mais sobre o consórcio e suas possibilidades? Acesse nosso site e faça uma simulação e receba os melhores planos disponíveis para você!

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS