Saiba como se adaptar para fazer um trabalho remoto produtivo!

trabalho remoto

É inegável que um dos principais assuntos dos últimos meses vem sendo a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Entre outras coisas, ela impôs novas formas de viver, socializar e trabalhar. Afinal, esse momento está mudando nossas vidas completamente e de maneira permanente e irreversível.

Em consequência, para se manterem no mercado, as empresas precisaram se reinventar e adotar novas modalidades de trabalho. Mas uma dúvida recorrente permanece: é possível manter a qualidade do serviço e a produtividade das equipes?

Pensando nas melhores respostas para essa pergunta, elaboramos um artigo que ajudará você a implantar um trabalho remoto produtivo no seu negócio. Prossiga com a leitura!

Crescimento do trabalho remoto

Nos últimos anos, o home office vem ganhando gradativamente seu espaço no mercado. Por isso, diante das medidas de isolamento social, o trabalho remoto foi uma solução para as empresas que não puderam continuar com as atividades presenciais.

Entretanto, engana-se quem pensa que essa modalidade será alvo das organizações apenas durante a pandemia, na verdade, ela veio para ficar.

Para muitas organizações, essa descentralização das atividades corporativas tem gerado benefícios reais, como economia e mais eficiência. Mas para que o trabalho remoto flua tanto quanto o presencial, é relevante que profissionais e empreendedores conheçam novas formas de adaptar as rotinas de suas empresas.

Também é importante conhecer essa modalidade a fundo, a fim de garantir o mesmo nível de produtividade no home office de quando as equipes estavam diariamente no escritório.

Como ser mais produtivo no home office

Se o trabalho remoto for algo novo para você e seus colaboradores, é natural que no início vocês tenham dúvidas e certa insegurança em relação a ele. Afinal, essa crise nos pegou de surpresa, mudou a maioria dos nossos hábitos e, por isso, precisamos nos adaptar aos novos meios de trabalho.

Logo, é necessário priorizar a manutenção da qualidade do produto ou serviço oferecido pela organização.

Isso posto, preocupe-se em auxiliar e orientar os seus profissionais a entenderem as boas práticas no home office. Falaremos sobre algumas delas a seguir.

Defina uma rotina de trabalho

Só porque o ambiente de trabalho mudou, não quer dizer que os colaboradores podem deixar de seguir uma rotina. Os hábitos diários ajudam a evitar a procrastinação e, consequentemente, aumentam o nível de produção nas tarefas. 

O home office não pode servir de desculpa para passar o dia todo de pijama na cama, por exemplo.

Como os profissionais não vão precisar perder tempo para se deslocar até o escritório, eles podem usá-lo para fazer atividades que gostam ou, até mesmo, pequenas pausas durante o dia.

Pode ser que alguns deles consigam manter a mesma rotina que seguiam no seu dia a dia antes da quarentena, mas, se esse não for o caso, cada pessoa pode criar seu novo cotidiano.

Também é importante ter atenção aos horários das refeições e, para não tornar essa rotina exaustiva, lembre-se de reservar um horário para fazer algo que gosta, como atividades físicas ou brincar com seu filho, caso o tenha.

Tenha um escritório apropriado

Você acha que consegue manter a mesma produtividade se sentar no sofá e apoiar o computador em uma mesa de centro em frente à TV? Temos uma má notícia para você: não é possível manter a produção com o mesmo gás sem um local minimamente adaptado para ser o seu escritório.

A linha de raciocínio é simples: os gestores não estarão presentes para se certificar ou auxiliar nas tarefas que precisam ser cumpridas. Também, a rotina do ambiente corporativo que incentiva a produção não estará mais presente.

Por isso, você precisa planejar um espaço só para o seu trabalho, assim como o gestor deve pensar em investir em uma boa infraestrutura estrutura remota.

Mais do que nunca, os colaboradores vão precisar de bons computadores, rede de internet, softwares etc. Basicamente, boa parte da estrutura que eles têm no escritório será transferida para a casa de cada um, tendo a tecnologia como importante veículo de atuação.

Vale lembrar que seus colaboradores precisam estar presentes, mesmo a distância. Quando se trata de produtividade, esse é um ponto importante, pois todos precisam  manter o foco no resultado, ou correm o risco de perder a vaga para um profissional mais adaptável.

Vale apostar em reuniões diárias para manter contato com todos os colaboradores, assim você terá acesso a qualquer informação que eles possam fornecer.

Separe a vida pessoal da profissional

Separe a vida pessoal da profissional para o trabalho remoto

Essa é uma recomendação que parece simples e óbvia, mas é absolutamente essencial para manter uma boa rotina e produtividade. Crie normas para você mesmo, separando tudo que for relacionado ao trabalho, assim é possível ter rotinas específicas para a vida profissional e as já existentes na sua casa.

Se por acaso você trabalhar no sofá, haverá uma dificuldade em distinguir o horário de trabalho do momento de descansar com a família. Essa situação pode gerar uma sensação de cansaço constante.

É interessante criar regras que não sejam relacionadas à sua ocupação profissional. Pelo menos uma vez no dia faça alguma atividade que não esteja relacionada ao seu trabalho, como ler um livro, assitir um filme etc.

Lembre-se também de manter uma conversa com algum amigo ou colega de trabalho. Mesmo que essas pequenas tarefas pareçam irrelevantes, elas dão mais sentido à sua rotina.

Evite distrações

É comum que os profissionais que trabalham remotamente tenham uma sensação de solidão. Portanto, alguns deles recorrem ao WhatsApp ou outras redes sociais para ter contato com mais pessoas. Porém, essa atitude pode comprometer a produtividade e a capacidade de concentração.

Nesse caso, nossa dica é desativar as notificações durante o período de trabalho, assim, mesmo se você receber uma nova mensagem, não perderá tempo respondendo. Outra armadilha é a TV, ela pode ser mantida desligada ou fora do campo de visão para evitar as distrações.

Vantagens do trabalho remoto

Você sabia que, mesmo trabalhando mais, 86% dos profissionais gostariam de manter o trabalho remoto? E os motivos são muitos!

Além da possibilidade de trabalhar no conforto da nossa casa e estar mais perto da família, o home office proporciona vantagens que alguns colaboradores buscaram durante um bom tempo de sua vida e não encontravam dentro do escritório. Veja agora algumas dessas vantagens.

Economia de tempo com trânsito

É difícil encontrar uma pessoa que trabalhe fora de casa e que não se estresse diariamente com o trânsito nas cidades médias e grandes. Esse é um problema que incomoda boa parte desses profissionais, além de, algumas vezes, atrasar toda a rotina e causar um grande rombo no orçamento por causa da gasolina e manutenção do veículo.

Por isso, atualmente, boa parte dos colaboradores escolhem trabalhar de casa. Assim, além de não gastarem com combustível, não perdem tempo para se arrumar e se deslocar até um escritório.

Flexibilidade de horário

flexibilidade de horário

Se houver um imprevisto que impeça que as tarefas sejam feitas em determinado momento, elas podem ser executadas em outra hora do dia (ou da noite). Além disso, como você faz sua própria rotina, é possível organizar e flexibilizar um tempo para cada atividade, de acordo com suas necessidades.

Sem regras de uniforme

Já ouviu falar na expressão no dress code? Em tradução livre, significa “sem código de vestimenta”, ou seja, você pode trabalhar com roupas com as quais você se identifica, enaltecendo a sua personalidade e fugindo de estereótipos que podem reprimir o seu potencial.

Atualmente, muitos profissionais, sobretudo da geração millennials em diante, consideram esse fator essencial para manter a criatividade e, por consequência, a produtividade.

Qualidade de vida

Além de diminuir o estresse da rotina do escritório, o trabalho remoto também pode contribuir para a qualidade de vida dos colaboradores. Afinal, se eles forem disciplinados, terão mais tempo para cuidar da saúde, tanto física quanto mental, além de sentirem-se mais felizes por estarem perto da família.

Por isso, a organização das tarefas é tão importante, pois permite que o profissional tenha tempo suficiente para outros afazeres além das ocupações da empresa.

Enfim, precisamos ter em mente que a produtividade é uma variável importante para todo e qualquer negócio. Ela está diretamente ligada à eficiência e crescimento e deve continuar em relevância na estratégia organizacional, mesmo no trabalho remoto. Portanto, é essencial adotar medidas como as que apresentamos, para garantir o engajamento e bom desempenho nas atividades.

Gostou de saber como o trabalho de casa pode ser feito de forma produtiva? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, assim você ajuda outras que estão com a mesma dificuldade.

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS