Tecnologia e produtividade: como otimizar a rotina de trabalho?

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

tecnologia e produtividade

Encontrar formas de melhorar a produtividade é uma constante em qualquer empresa. Do mesmo modo, não é novidade nenhuma que a tecnologia está cada vez mais presente nos mais diversos ramos, sempre com o intuito de facilitar processos antes trabalhosos e que demandavam muito tempo de dedicação.

Dessa forma, tecnologia e produtividade são duas palavras que sempre andam juntas. Quer saber mais detalhes sobre essa relação e como ela pode ajudá-lo a melhorar as práticas do seu negócio? Prossiga com a leitura!

Qual a relação entre tecnologia e trabalho?

De maneira geral, o conceito de produtividade pode ser compreendido como a capacidade de desenvolver um trabalho utilizando menos recursos, sem que haja prejuízo à qualidade do produto final. Isso vale tanto para uma obra que é feita consumindo menos insumos, quanto para tarefas que são feitas utilizando menos tempo que o calculado inicialmente.

Uma empresa que trabalha sua produtividade consegue obter muitas vantagens competitivas, aumentando sua chance de se destacar diante da concorrência. Entre os benefícios de se produzir mais com menos está a redução dos custos de produção, a elaboração de planejamentos mais precisos e a criação de um diferencial diante da concorrência, que terá que correr para não ficar para trás.

Diversos fatores influem na produtividade de uma empresa. Parte deles diz respeito a questões individuais sobre a qualidade de vida de cada colaborador e sobre os aspectos presentes no ambiente de trabalho.

Por exemplo: um colaborador que teve uma noite de sono ruim e que demorou muitas horas para chegar ao trabalho depois de enfrentar o transporte público lotado ou o trânsito complicado, dificilmente renderá conforme esperado ao começar sua jornada de trabalho.

Do mesmo modo, um ambiente no qual a pressão por resultado é excessiva e as metas estabelecidas são irreais também pode gerar prejuízos. É comum que, ao perceber que nenhum esforço será suficiente para atingir o objetivo proposto e que dificilmente seu trabalho será reconhecido, os colaboradores tenham sua produtividade afetada, o que prejudica o resultado coletivo.

Ou seja, aumentar a produtividade passa por resolver essas questões e fazer com que tanto a qualidade de vida quanto o clima do ambiente de trabalho melhorem. Contudo, essas não são as únicas coisas que podem ser feitas para melhorar esse aspecto tão importante para o desenvolvimento de uma empresa.

É nessa hora que a tecnologia se transforma em uma grande aliada para incrementar a produtividade de um negócio, uma vez que novas ferramentas são capazes de simplificar ou otimizar atividades específicas ou processos completos que antes demandavam muitos recursos, como insumos ou mão de obra.

Com isso, é possível apontar três grandes pilares que mostram como se dá a relação entre tecnologia e produtividade, e como as empresas podem se aproveitar dos ganhos dessa conexão. A tecnologia:

  • atua sobre tarefas mecânicas e repetitivas, reduzindo a chance de erros;
  • centraliza, organiza e facilita a distribuição de informações;
  • melhora a gestão do tempo e o controle de tarefas.

Todavia, por mais atraente que sejam os benefícios oferecidos pela tecnologia e por mais positivo que seja seu impacto sobre a produtividade, a mera implementação dessas ferramentas não surtirá o efeito desejado se não for acompanhada de uma mudança na cultura corporativa da empresa.

Como utilizar a tecnologia para otimizar a rotina de trabalho?

otimizar a produtividade

O avanço rápido das novas tecnologias faz com que diversas ferramentas surjam para colaborar com o crescimento da produtividade. É provável que você não tenha ouvido falar de alguma delas, que elas nem façam sentido no seu ramo de atuação ou que outras surjam para desbancar as mais utilizadas atualmente. De todo modo, apontamos abaixo aquelas que entregam bons resultados quando o assunto é produzir mais com menos:

Computação em nuvem

A computação na nuvem permite que diversos recursos necessários para o desenvolvimento das atividades na empresa sejam acessados remotamente por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Também conhecido como cloud computing, essa tecnologia consiste no upload de conteúdos e softwares para servidores conectados à rede mundial de computadores. Com isso, o que antes era restrito ao ambiente físico da empresa torna-se disponível ao alcance de poucos cliques, sempre com segurança.

Tal aplicação permite que atividades sejam desenvolvidas de forma remota, onde quer que os colaboradores estejam, o que abre espaço para que eles trabalhem do conforto de casa. A computação na nuvem também agiliza a resposta a problemas e facilita a integração entre diversos setores da empresa.

Sistemas de gestão

Os principais softwares de gestão que podem ser implementados visando ganhos na produtividade são os ERP e os CRM.

Os ERP (sigla para Entreprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial) são softwares capazes de coletar dados de todos os setores de uma empresa, integrando em um só local informações importantes sobre o andamento das atividades. A partir disso, quem gerencia o negócio consegue tomar decisões de forma mais assertiva, já que terá em mãos informações precisas sempre que necessário.

Já o CRM (Costumer Relationship Manager, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), cumpre papel similar ao ERP, só que centralizando as informações sobre os clientes, o que facilita o atendimento e a percepção sobre tendências de consumo.

Internet das coisas

Com a internet das coisas, praticamente qualquer equipamento estará conectado à internet, repassando informações em tempo real e fornecendo dados importantes sobre seu funcionamento. Com isso, esses dados, assim como nos softwares de gestão, orientarão decisões mais precisas.

Canais de comunicação digitais

E-mails corporativos, aplicativos de trocas de mensagens, videoconferências, sistemas internos e quaisquer outros meios digitais de comunicação conseguem otimizar o que muitas vezes é um gargalo nas empresas. Com as mensagens indo e vindo mais rápido, os problemas são solucionados de forma mais veloz e a integração entre os setores se torna mais harmônica.

Como você viu, tecnologia e produtividade andam lado a lado. Logo, cabe às empresas encontrar a melhor forma de aplicar essas ferramentas às suas rotinas para tirar tudo o que elas têm a oferecer.

E você? O que já tem feito para melhorar a produtividade no seu negócio? Deixe um comentário!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

3 maneiras de conseguir capital de giro sem fazer empréstimo

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Quer tirar sua empresa do aluguel? Veja 4 maneiras de fazer isso

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )