Sonhos e metas: como começar a economizar de forma fácil e prática

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

Durante a vida, nós conquistamos várias coisas em diversas esferas, seja em relacionamentos, na academia, na vida profissional e em tantas outras áreas. O planejamento para executar várias etapas e alcançar objetivos dentro dessas esferas é fundamental, e economizar acaba sendo parte importante desse processo.

Porém, a vida financeira pode representar um desafio, especialmente para quem está iniciando a vida econômica e, até mesmo, para quem já está há bastante tempo no mercado de trabalho, assim como vivendo a própria vida sem depender de ninguém.

Por que eu devo ter uma vida financeira organizada e economizar?

A necessidade de uma vida financeira organizada vai muito além de simplesmente conseguir dinheiro para comprar algo. Ela vai afetar diretamente nos aspectos físico e mental, influenciando na qualidade de vida e até mesmo relacionamentos.

Você provavelmente conhece alguém que vivia confortavelmente e não se preocupava muito com a organização das próprias finanças e, depois de um imprevisto, essa pessoa acabou ficando realmente em um beco sem saída.

Além disso, a economia é o primeiro passo para a realização de sonhos, sejam eles quais forem:

  • Adquirir a casa própria
  • Começar um negócio
  • Fazer a viagem dos sonhos
  • Pagar a educação para os filhos
  • Fazer uma cirurgia estética

Economizar e manter sua vida organizada é uma questão de se preparar para viver bem e enfrentar as dificuldades da melhor forma possível.

Por isso, vamos dar algumas dicas para você, que já tem um objetivo em mente ou simplesmente quer começar a andar nos trilhos!

#1 Despesas na ponta do lápis

Você deve saber absolutamente toda a despesa que tem no seu mês, desde gastos com moradia ao supermercado. Tudo deve ser anotado e separado, minimamente, em duas listas:

  • Gastos fixos indispensáveis: moradia, alimentação, energia, internet, etc.
  • Gastos fixos dispensáveis: TV a cabo, fast food, jantar fora, etc.

A partir daí você vai entender para onde vai o seu dinheiro, além de saber exatamente o que começar a cortar/diminuir se quiser que sobre um dinheirinho no final do mês.

#2 Não atrase suas contas

Conta atrasada é sinônimo de juros e multas. Pode parecer pouco em alguns casos, mas se isso se repete mensalmente, pode significar uma boa quantia perdida simplesmente por inadimplência.

Além disso, muitas empresas bonificam pagamentos antes da data. Fique de olho e ajuste sua agenda de acordo com esses boletos e contas.

#3 Guarde todas as suas notinhas, contas e boletos

Se você guardar tudo o que pagou separado por mês, terá um controle maior dos seus gastos, além de poder checar o motivo de uma conta ter saído muito mais cara em um mês, se ela sempre teve a mesma faixa de preços.

Separe as contas por pastas nomeadas. Por exemplo:

  • Contas a pagar – Atual
  • Contas pagas – Junho/2018
  • Contas pagas – Julho/2018
  • Contas pagas – Agosto/2018

#4 Divida sua renda mensal

Dividir a renda mensal em setores vai lhe ajudar a saber o quanto pode gastar por mês e, ainda assim, conseguir economizar seu dinheiro. Separe 65% de sua renda mensal para seus gastos básicos fixos, como moradia, alimentação, etc. O restante você pode dividir entre o valor a economizar e o valor que deseja utilizar para seu lazer.

Pessoas extremamente comprometidas conseguem guardar até metade de seu salário, porém, abrem mão de muitas coisas para fazer isso acontecer, inclusive momentos de lazer como cinema, salão de beleza, viagens, etc.

#5 Crie prazos para alcançar suas metas

Quando criamos prazos e metas, trabalhar para que eles se realizem é bem mais fácil. Porém, tente se manter realista e ir aos poucos.

Precisa conseguir o valor de 20 mil reais? Comece estipulando metas em curto prazo, como conseguir economizar 100 reais no primeiro mês e ir aumentando gradativamente esse valor. Metas em curto prazo são mentalmente mais fáceis de se conseguir do que as de longo prazo e, no final, o montante reunido será o mesmo.

#6 Quite suas dívidas

Quer começar a economizar, mas tem dívidas pendentes? Esse é o primeiro passo que você deve tomar: o de quitar essas dívidas antes que elas acabem consumindo toda a sua renda.

Não adianta querer investir em uma casa e por isso negligenciar uma dívida se, quando conseguir a casa, precisar vendê-la para pagar o seu débito.

#7 “Isso é necessário mesmo?”

Toda a vez que tiver vontade de comprar algo, seja roupas, produtos de beleza, acessórios, etc., lembre de se perguntar se aquilo é realmente necessário.

Você já não tem roupas o suficiente no roupeiro? Seu celular precisa mesmo ser trocado agora?

Aos poucos, você vai perceber que essas “pequenas” compras por impulso podem consumir quase toda a sua verba mensal extra, e são esses gastos que estão separando você de realizar seus sonhos e metas.

Tenha foco e força de vontade para dizer “não” ao que não precisa e conseguir, dessa forma, se reeducar para alcançar suas metas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Onde investir o seu dinheiro em 2021-2022?

Consumidores chegam pagar 30% mais em carros de luxo quando não prestam atenção nisso

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Por que a busca por consórcio imobiliário aumentou na pandemia?

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )