fbpx

5 hacks para otimizar o tempo no seu negócio e ser ainda mais produtivo

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

otimizar o tempo

Se você dá o seu melhor para o seu negócio, mas sente que poderia caprichar ainda mais na produtividade, é hora de conhecer alguns hacks que ajudam a otimizar o tempo e a ter mais resultados. Com esses macetes, você conseguirá se organizar melhor e alcançar os desdobramentos que tanto vem buscando no seu empreendimento.

Continue lendo e aprenda!

1.Organize suas atividades

Você sabe o que é um plano de ação empresarial? Se sim, já definiu qual é o da sua empresa? Nada mais essencial do que organizar suas atividades, sabendo como iniciá-las e conduzi-las até uma conclusão satisfatória. Nesse sentido, existem algumas perguntas que podem te trazer maior discernimento sobre isso:

  • seus colaboradores têm uma rotina bem definida ou ficam à mercê do improviso e do que ocorre em cada momento?
  • quando chegam novos produtos ao seu negócio, existe um procedimento claro de como lidar com o estoque e encaminhá-lo da melhor forma possível?
  • os horários de abertura, fechamento e intervalos como almoço são claros dentro do seu negócio ou cada dia as coisas ocorrem de uma maneira diferente?

Não estamos dizendo para você lidar com o seu negócio de uma forma totalmente rígida e sem espaço para criar e se reinventar. Porém, se você não organizar suas atividades, pode acabar tornando os processos morosos e perder muito dinheiro . Além disso, antes de se aventurar em inovações, você precisa ter uma base sólida e fazer o “feijão com arroz” direito.

2.Aprenda a delegar tarefas

Será que você é muito centralizador? Se sim, talvez você ache que isso é algo positivo, não é mesmo? Afinal, ter controle sobre tudo o que acontece em seu negócio é a mais perfeita visão que um empreendedor poderia ter. Lamentamos te decepcionar, mas isso é pura ilusão.

Saiba delegar tarefas e preparar as pessoas ao seu redor para cumpri-las de forma adequada, sem precisar estar presente o tempo todo supervisionando o que elas estão fazendo. Mesmo que você conte com câmeras na empresa, isso não garante que os colaboradores vão agir da maneira que você gostaria.

Tenha sabedoria e entenda que investir em profissionais capacitados é fundamental para sua empresa. É somente desta forma que você se livra do estresse causado pela preocupação de achar que ninguém poderia fazer o que você faz. Aprenda logo a delegar tarefas e resolva isso com tranquilidade e inteligência.

3.Use a tecnologia a seu favor

Investir em tecnologia é importante por diversos motivos, seja para otimizar o tempo e os custos das tarefas, para manter a competitividade ou para melhorar processos diversos que fazem parte da rotina empresarial. Dependendo do tipo de investimento, isso pode ter um custo alto, porém, são aplicações que valem a pena quando se coloca no papel o custo/benefício.

Ademais, se o problema for dinheiro você pode realizar a captação de recursos contando com alternativas que não dependem do temido empréstimo bancário.

Contar com computadores velozes e atualizados, uma boa rede de internet e softwares licenciados que não vão te deixar na mão quando você mais precisar são questões consideradas básicas no contexto atual, mas você pode ir muito além disso.

Se sua empresa utiliza máquinas de produção, é hora também de se perguntar sobre o momento investir em algo mais rápido, eficiente e resolutivo. A área de mecânica e robótica tem evoluído a passos largos e seu negócio não pode ficar para trás. Planejar investimentos em tecnologia hoje é determinante para empresas que não querem correr o risco de fechar as portas num futuro breve.

4.Automatize tarefas para otimizar o tempo

automacao para otimizar o tempo

Seguindo o raciocínio anterior, você já pensou em automatizar tarefas na sua empresa? Isso pode ser mais simples e fácil do que imagina e é provável que você já se valha de alguns recursos básicos que esse tipo de tecnologia oferece.

Por exemplo, em vez de contar com uma agenda de papel na qual você precisa fazer anotações diversas à mão, colar stickers, adesivos e outras parafernálias para dar conta do recado, você pode contar com armazenamento em nuvem como acontece no Google Calendar.

Pensando em situações mais complexas, existem softwares capazes de realizar diversas tarefas organizacionais de forma autônoma, deixando para os colaboradores somente aquilo que realmente precisa ser executado por mãos e mentes humanas. Programas de contabilidade, controle de estoque e logística seriam alguns dos exemplos disponíveis no mundo contemporâneo.

5.Priorize o que é mais importante

Quando os funcionários chegam para trabalhar, qual a primeira coisa que devem ter mente? Estar em um ambiente limpo e organizado é um daqueles pontos essenciais que na correria dos negócios pode passar despercebido.

Depois de organizar o local, o que deve ser feito? Checar o estoque e averiguar se é preciso fazer novos pedidos é outro ponto importante. As prioridades devem ser hierarquizadas e podem seguir uma linha cronológica dentro do que precisa ser resolvido na rotina diária da empresa. Tenha isso organizado, conheça bem o seu negócio e defina o percurso que melhor lhe caiba.

Outros pontos de atenção

Gostou dessas orientações? Há ainda diversas ações importantes, que podem ser aplicadas no dia a dia da gestão da empresa e que ajudarão bastante na sua produtividade. Por exemplo:

Defina metas e estratégias

Que tal definir metas e estratégias em curto, médio e longo prazo? Isso ajudará a trazer foco e saber aonde exatamente você quer chegar com o seu negócio. Por isso, existem algumas questões que podem te impulsionar nessa tarefa. Entenda:

  • qual o maior obstáculo no seu negócio hoje e o que precisa ser feito para resolvê-lo? Estipule as ações de curto prazo a serem tomadas em relação a isso;
  • depois de resolvido os desafios iniciais, o que pode ser feito para fazer com que o negócio cresça ainda mais? Defina isso como sua meta e estratégia de médio prazo;
  • vencida as etapas anteriores, como você vislumbra o seu negócio para os próximos 5 ou 10 anos?

Tendo clareza do que é necessário fazer, fica bem nítido o caminho a ser tomado. Tire um tempo para se organizar nisso e busque os resultados.

Reduza as distrações

Um desafio muito comum para maior foco e produtividade é a internet e uso de dispositivos móveis. Como se dá essa questão em sua empresa? Você depende do uso da internet por parte dos seus funcionários? Caso sim, procure controlar como se dá esse uso para que não perca tempo e dinheiro com distrações diversas.

Se o seu negócio não depende dos colaboradores acessando a rede continuamente, então se torna ainda mais fácil reduzir as distrações. Identifique o que tem atrapalhado a produtividade e diminua isso.

Trabalhe de forma programada

Você sabe o que é para ser feito em seu negócio hoje, em uma semana e para daqui um mês? Programar as tarefas a serem cumpridas a fim de evitar transtornos e trabalhos que precisem ser refeitos é uma ótima forma de otimizar o tempo e o capital do seu empreendimento.

Você pode, inclusive, utilizar de murais ou mesmo mensagens eletrônicas para o funcionário como forma de lembrar tudo o que precisa ser cumprido, porém, sempre dentro do horário de trabalho. Isso torna a comunicação na empresa mais acertada e melhora os resultados.

Com esses hacks ficará mais fácil utilizar o tempo a seu favor e ter boa produtividade em seu negócio. Aproveite que já sabe o que é preciso ser feito para tomar as medidas necessárias e transforme a realidade do seu empreendimento. Se achou que este conteúdo te ajudou, não deixe de compartilhar nas redes sociais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

3 maneiras de conseguir capital de giro sem fazer empréstimo

A Única Maneira Comprovada de Comprar um Carro Parcelado Sem Juros

Quer tirar sua empresa do aluguel? Veja 4 maneiras de fazer isso

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )