Fazer consórcio para ampliar frota é uma boa opção? Descubra agora!

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

Se você gerencia uma empresa que utiliza frota de veículos, provavelmente se preocupa com soluções de crédito para fazer a renovação dos automóveis ou mesmo ampliar a frota sem endividar a empresa. Nessas horas, é natural que muitos empresários busquem alternativas mais baratas que empréstimos e mais seguras do que o Leasing, por exemplo. Por isso, muitas empresas querem saber se fazer consórcio para ampliar a frota é uma boa alternativa.

Se você vem pesquisando soluções de crédito para investir na frota da sua empresa sem comprometer o fluxo de caixa com uma dívida cara, continue a leitura.

Qual o momento certo para ampliar a frota de veículos?

Talvez você se surpreenda, mas os caminhões brasileiros têm rodado uma média de 11 anos e 4 meses. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), esta é uma média perigosa e muito arriscada, tanto para as empresas como para os motoristas.

De acordo com o Sindicato, o mais recomendado é que os caminhões sejam renovados em um período que vai de 5 a 8 anos de rodagem, dependendo das condições da estrada, qualidade do combustível, distância percorrida, entre outros fatores.

Além disso, quando o custo com manutenção ultrapassa um quinto do valor dos veículos, não é mais vantajoso para a empresa continuar com esses automóveis. Nesses casos, é altamente recomendável que se invista na renovação da frota para não ter prejuízo.

É crucial considerar esses dados e estar ciente que renovar os veículos da empresa não é algo secundário, mas extremamente necessário e urgente, pois não pode ser adiado. Na verdade, este é um investimento que deve fazer parte do planejamento financeiro do seu negócio. Pense nisso!

Por que as empresas estão escolhendo o consórcio?

fazer consorcio com cartas contempladas

Tradicionalmente, diversos empreendimentos buscam apoio em bancos ou programas governamentais. Modelos como o Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Bens Industriais (Finame) ofertado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Crédito ao Consumidor (CDC) ou mesmo o Leasing foram e ainda são amplamente utilizados no mercado.

Entretanto, com a desaceleração da economia nos últimos anos, os empresários começaram a buscar alternativas mais baratas, sem juros, e encontraram no consórcio uma solução para renovar a frota sem comprometer o fluxo de caixa com dívidas caras

As empresas perceberam a grande economia gerada, o que provocou alta significativa na procura pelo consórcio de veículos pesados, que somente em 2018 apresentou um aumento de 33,6% com relação ao ano anterior, segundo a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Como renovar a frota de veículos usando o consórcio?

Existem algumas maneiras de ampliar ou trocar os veículos da sua frota usando o sistema de consórcio. E agora explicaremos a maneira mais vantajosa e mais procurada na hora de fazer essa renovação.

Imagine que sua empresa possua 80 caminhões. Você precisa ter em mente que cedo ou tarde terá que renovar todos eles, certo? A melhor estratégia para esses casos é entrar em um ou vários grupos de consórcio de veículos e adquirir 80 cotas ou mais, afinal, sua empresa pode crescer e precisar de mais automóveis nos próximos anos.

Fazendo isso, você e todos os outros participantes investem apenas o valor mensal das parcelas, sem necessidade de pagar nenhum centavo de entrada e sem pagar juros, apenas uma taxa administrativa bastante inferior aos juros dos empréstimos, por exemplo. Com esse caixa formado pelo grupo, todos os meses é possível entregar o valor integral do crédito para um ou mais consorciados, dependendo do saldo do grupo. E isso é feito através de sorteios organizados pela administradora de consórcio.

E quanto tempo devo investir?

O tempo de investimento em cada grupo pode variar dependendo do valor do crédito e das condições e necessidades do empresário, mas normalmente num consórcio de veículos os grupos duram de 36 a 120 meses.

Ou seja, você consegue programar quais veículos precisam ser trocados com mais urgência e quais têm mais condições de uso e podem rodar por mais tempo, basta escolher os grupos certos e aguardar as contemplações, renovando sua frota periodicamente de maneira estratégica e planejada. Tudo isso investindo em parcelas mensais inferiores a empréstimos e financiamentos, o que representa uma economia importante para a empresa.

Como renovar a frota rapidamente usando o consórcio?

Agora que você conheceu a estratégia mais utilizada no consórcio por empresas que querem renovar a frota de maneira barata e sem pagar juros, é possível que você queira saber se existe a possibilidade de adquirir os novos automóveis com mais agilidade, sem aguardar os sorteios.

Embora a programação estratégica seja a maneira mais prudente de renovar a sua frota, você pode adiantar a contemplação das suas cotas de veículos utilizando os lances. Ofertar um lance é adiantar o pagamento de algumas parcelas do seu consórcio para o grupo. Se for a maior oferta do mês, você é contemplado.

Você pode ofertar esse lance em dinheiro ou com um percentual do próprio crédito. A gente explica melhor essa estratégia dos lances neste vídeo:

Se você precisa de crédito rapidamente, mas não quer entrar em grupos, nem ofertar lances, continue lendo que explicaremos outra maneira de renovar a frota usando o sistema de consórcios.

Como renovar a frota usando cartas contempladas?

Caso você tenha pressa, mas não tem interesse em utilizar a estratégia dos lances, ainda existe a possibilidade de adquirir cartas de crédito contempladas para investir na renovação da sua frota de maneira ágil. Uma carta contemplada nada mais é do que uma cota que já passou pelo processo de contemplação e cujo consorciado, dono da carta, decidiu colocá-la à venda, o que é totalmente amparado pela Lei dos Consórcios.

O que você pode fazer é adquirir uma ou várias cotas contempladas de veículos que totalizem o valor que sua empresa necessita para fazer a renovação. Você deve pagar o valor que a cota custou até a sua contemplação e assumir as parcelas restantes. Em alguns casos, o dono original da carta contemplada cobra um spread sobre esse crédito que já está disponível para uso.

Fazendo isso, você já pode usar o crédito integral para investir na sua frota com poder de compra à vista. É importante destacar que mesmo com o spread, esta operação costuma sair mais barata do que empréstimos. Por isso, a procura por cotas contempladas é maior do que a oferta.

Mas lembre-se: esta operação com cartas de crédito contempladas somente é viável para empresas que conseguem investir um valor de entrada e ainda dar conta de assumir as parcelas restantes.

Quais são as vantagens de fazer consórcio para renovar a frota? Compare!

Em modalidades tradicionais de empréstimo, como o CDC , é exigida uma série de documentos e valor de entrada para a aquisição dos veículos, além da cobrança de juros altos e prazo curto para pagar. No consórcio, caso escolha a estratégia tradicional dos sorteios, você pode entrar de forma rápida, sem entrada e investindo valores que cabem no seu bolso, com prazo estendido para pagar, sendo exigidos comprovantes somente quando acontecer a contemplação. Isso possibilita um bom espaço de tempo para você organizar suas finanças.

Já no Leasing, mesmo pagando corretamente o “aluguel” da frota usada, nada garante que você ficará com ela depois. Hoje em dia, poucos empresários escolhem essa opção porque a possibilidade de perder dinheiro é grande. Já num consórcio, o investimento é 100% seguro e garantido.

Como pode ver, você não precisa pagar juros enormes e comprometer seu fluxo de caixa com uma dívida cara, que imobiliza o seu negócio. Usando o sistema de consórcio como ferramenta, você renova a frota da sua empresa no tempo certo, podendo adiantar o processo com lances ou adquirir o crédito imediatamente com cartas contempladas.

Se você acredita que alguma dessas estratégias é interessante para sua empresa, mas ainda tem dúvidas, que tal conversar gratuitamente com um especialista? Basta clicar aqui e fazer o seu cadastro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Onde investir o seu dinheiro em 2021-2022?

Consumidores chegam pagar 30% mais em carros de luxo quando não prestam atenção nisso

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )