Equipe desmotivada? Descubra como inspirar seus colaboradores

equipe desmotivada

As empresas são movidas por pessoas e dependem delas para que suas atividades sejam realizadas com sucesso. Para isso, é importante que todos os colaboradores estejam alinhados com as intenções da instituição, melhorando, assim, a fluidez do trabalho no dia a dia.

Uma equipe desmotivada pode ser fatal para uma empresa, pois ela tem o poder de diminuir a produtividade e baixar os níveis de performance, podendo inclusive colocar em risco a credibilidade do negócio. Isso também interfere diretamente na formação de um time forte, engajado e interessado em elaborar as tarefas da melhor forma possível.

Pensando em ajudar você, elaboramos este artigo com sugestões que vão inspirar seus colaboradores a produzirem mais e evitar que a desmotivação seja um problema para seu negócio. Prossiga a leitura e saiba mais!

O que torna uma equipe desmotivada?

Há diversos aspectos que podem ser analisados para descobrir, de fato, o que causa a desmotivação dos colaboradores. Um dos motivos que podem levar a uma postura pouco engajada é a dificuldade da pessoa em ver um propósito no trabalho, ou simplesmente a falta de identificação pessoal com a função que realiza.

Devemos levar em consideração que o colaborador pode não se sentir valorizado pela empresa e achar que recebe menos do que merece, de acordo com a quantidade e a complexidade das funções que executa. Muitas vezes, essa desmotivação pode ser ocasionada por um alto clima de competitividade, que resulta na falta de energia da equipe. Não existe um motivo certo, afinal, cada empresa tem sua individualidade e as causas podem ser diversas.

Quais os efeitos da falta de motivação nos colaboradores?

Além da baixa produtividade e sensação de exaustão frequente, o colaborador passa a se sentir insuficiente e emocionalmente esgotado. Essa situação não afeta só a ele, mas deixa o restante da equipe desmotivada e interferindo no rendimento até de outros departamentos.

Uma vez que uma determinada pessoa não realiza suas funções de maneira adequada, o restante do seu time precisa compensar isso, o que gera uma sobrecarga nos outros membros. Com isso, o processo de desmotivação se torna uma cadeia sem fim.

A consequência disso é um impacto negativo no produto final ou serviço oferecido pela empresa e a diminuição do faturamento de modo geral. A rotatividade de colaboradores também é outro efeito desse problema, pois com ela os conflitos e atrasos aumentam, o que torna o ambiente de trabalho insustentável.

É relevante ressaltar que, para uma instituição, a alta rotatividade é um fator negativo, porque significa uma baixa na qualidade dos serviços realizados, dificuldade na continuidade do trabalho, além dos gastos desnecessários com demissões e contratações.

Como motivar uma equipe?

Essa não é uma simples tarefa, pois de nada adianta passar a propor uma série de atividades e esperar que os colaboradores se interessem em realizá-las imediatamente. Para isso, precisamos seguir alguns passos para identificar o causador de toda desmotivação do time e, a partir daí, estabelecer mudanças que os incentive.

Identifique os problemas

identifique o problema da equipe desmotivada

Para encontrar uma solução satisfatória, é preciso identificar o que levou a essa situação. Na realização dessa tarefa, precisa-se de uma atenção e dedicação maior dos líderes. Eles precisam pensar em algumas estratégias para identificar o surgimento do problema.

Neste momento, é primordial ouvir com atenção os colaboradores e, literalmente, realizar uma pesquisa com todos os envolvidos na empresa.

É essencial que você esteja sempre aberto para ouvir os colaboradores, suas reclamações e sugestões para promover a melhoria do clima no ambiente de trabalho. Com isso, é possível entender quais estratégias funcionam ou não de acordo com as demandas de suas equipes.

Aceite soluções da equipe

Como citamos acima, permita que eles ofereçam soluções para a situação atual do negócio. Ninguém melhor do que os próprios colaboradores para dar informações que auxiliam na solução do problema, uma vez que as equipes são formadas por eles. Por isso, demonstre interesse em saber a opinião de cada pessoa que se mostra desmotivada — o apoio do líder é uma parte fundamental.

A realização de reuniões é um ponto estratégico positivo, assim todos estarão cientes do ponto de vista de cada um. A aproximação com os colaboradores transmite confiança e faz as pessoas se sentirem seguras de conversar diretamente com o gestor. Também deve-se levar em consideração que quanto mais os colaboradores e líderes estiverem em sintonia, solucionando problemas e obtendo bons resultados, mais a empresa cresce.

Crie metas realistas

A sobrecarga de atividades é um dos principais motivos relacionados a uma equipe desmotivada. Isso acontece porque, mesmo que todos os colaboradores trabalhem normalmente, a sensação é de que o volume das tarefas não diminui! Essa sobrecarga é um sinal de que as funções estão sendo mal distribuídas ou mal gerenciadas. Portanto, é preciso estar atento na elaboração de metas que sejam realistas e possíveis de serem cumpridas por sua equipe.

Elabore uma pesquisa de feedback

Essa é uma ferramenta poderosa e relativamente simples. Faça perguntas referentes à sua gestão aos seus colegas e para o time que você é responsável. Se for de sua preferência, essas questões podem ser feitas de maneira informal, durante uma reunião, por exemplo.

Todos nós precisamos evoluir e essa é uma atitude honrada da parte do gestor, pois se a evolução começar por ele, os demais também vão se espelhar nessa mudança.

Por meio da pesquisa de feedback, podem ser adotados novos hábitos, que podem motivar e gerar uma reflexão nas pessoas que estão à nossa volta. Essa motivação pode incentivá-los desenvolver atitudes mais saudáveis, tanto na vida profissional quanto na pessoal também.

Valorize e beneficie os colaboradores

Parece um simples ato, que pode ser facilmente negligenciado, mas o fato do gestor elogiar a equipe quando um resultado é alcançado, faz absolutamente toda a diferença. Essa simples atitude traz mais leveza ao ambiente e faz as pessoas se sentirem mais úteis.

É essencial ajudar os colaboradores a enxergarem que por meio do trabalho, eles vão conseguir realizar seus sonhos pessoais e profissionais. Mas saiba que apenas elogiar não é o bastante. Diversas pesquisas revelam que há outros elementos que contribuem para a motivação da equipe e melhora drástica no desempenho:

  • dias de folga;
  • bônus por desempenho;
  • prêmios;
  • jantar em conjunto;
  • happy hour;
  • coffee break;
  • entre outros.

Como você pôde entender, uma equipe desmotivada afeta toda a empresa. Portanto, é fundamental que os líderes estejam cientes das opiniões das pessoas que fazem a instituição funcionar e que use de estratégias para manter a produtividade.

Para isso, sua motivação é um fator importante, pois sem ela, as ações usadas para reverter essa situação não surtem efeitos positivos. Então, o papel dos gestores, que têm uma representatividade dentro do negócio, é indispensável para a melhoria dessa situação.

Você tem alguma sugestão de estratégias que podem ser implementadas para solucionar esse problema? Comente abaixo para mais pessoas terem acesso à sua experiência!

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS