Captar crédito para levantar empreendimentos é um desafio constante para construtoras e incorporadoras. Na hora de planejar a execução de uma nova obra, é comum os empresários buscarem soluções bancárias, como os financiamentos imobiliários e programas voltados à construção, principalmente em parceria com a Caixa Econômica Federal. leia sobre capital de giro.
Pensando nessas demandas, a Redesul desenvolveu estratégias específicas para construtoras e incorporadoras, para que todo esse processo de captação seja muito mais simples. Mas não apenas isso, o objetivo é permitir que essas empresas consigam captar recursos SEM PAGAR JUROS, de uma maneira aproximadamente 10 vezes mais barata que as linhas convencionais, e no tempo que o empreendimento necessita.
Continue acompanhando para descobrir como funciona!
Porque buscar soluções mais inteligentes
Para muitas empresas do setor, levantar recursos através de programas bancários de apoio à produção é a maneira de viabilizar a execução dos projetos. No entanto, é comum esse processo ser bastante burocrático e com uma série de exigências para cumprir junto ao banco.
As análises de viabilidade do projeto, as certificações e, principalmente, a exigência de ter vendido um número mínimo de unidades na planta para só então ter o recurso liberado, é o que mais tem dado dor de cabeça a empresários do ramo.
Além disso, muitas construtoras e incorporadoras desenvolvem projetos que não se enquadram em programas de crédito bancário. Nesses casos, a maioria capta recursos com investidores, dividindo o lucro, ou executa tudo com recursos próprios, se descapitalizando.
Características e vantagens das estratégias da Redesul
Nossas estratégias foram pensadas para atender às demandas imobiliárias de construtoras e incorporadoras que necessitam de crédito para levantar seus empreendimentos, sem depender de financiamentos bancários, e sem ter que colocar seu capital próprio em risco.
Isso significa que através deste projeto, você consegue:
- Programar todas as etapas do empreendimento, sem ter surpresas desagradáveis;
- Controlar todo o fluxo de caixa da obra;
- Vender todas as unidades da forma que desejar (à vista, financiado, parcelado direto..)
- Aumentar a margem de lucro economizando muito dinheiro com relação ao que o mercado oferece;
- Reduzir o risco de ter que colocar dinheiro próprio na frente para subir o empreendimento;
- Garantir alta velocidade nas vendas das unidades;
- Começar a construir sem ter que vender unidades na planta financiadas para o banco .
Mesmo com todos esses benefícios, a característica que mais tem atraído empresas do ramo é a total ausência de juros para conseguir o crédito.
A base de tudo
Conseguir crédito para levantar um empreendimento sem pagar juros significa que não há necessidade de fazer qualquer empréstimo ou financiamento.
O que permite a aquisição de crédito desta forma (e rapidamente), é o consórcio imobiliário. Com esse sistema, é possível definir estratégias de contemplação de acordo com o tempo que o empreendimento necessita.
Os resultados são excelentes, porque, além de a empresa ter mais liberdade para escolher como quer comercializar as unidades, não existe cobrança de juros, apenas uma taxa administrativa cerca de 10 vezes menor que os juros dos financiamentos.
Geralmente, num consórcio imobiliário o período máximo de duração é 180 meses. Mas existem estratégias específicas que foram desenvolvidas para Construtoras e Incorporadoras, que podem programar o recebimento do crédito com mais rapidez ou até imediatamente, sem depender dos sorteios do consórcio.
São soluções que podem ser utilizadas por qualquer empresa desse ramo que necessite de crédito, tanto é que pelo menos 1 milhão de empresários se beneficiaram deste sistema no último ano. O Lucas, de Betim-MG, é um dos empreendedores que, com a nossa ajuda, usou uma dessas estratégias para levantar crédito barato rapidamente.
Quer entender qual estratégia o Lucas seguiu para ser contemplado logo no primeiro mês? Continue acompanhando.
Adiantando a contemplação com lances
Como dissemos, a maneira tradicional de ser contemplado num consórcio é aguardando pelos sorteios, cuja contemplação pode acontecer em qualquer mês dentro do período que durar o grupo.
Mas existe outra maneira de levar o crédito sem depender dos sorteios: estamos falando dos lances. Ofertar um lance nada mais é do que adiantar algumas prestações do seu consórcio. Se for a maior oferta naquele mês, você é contemplado.
Você pode oferecer um lance com recursos próprios e, se for contemplado, escolhe se quer descontar o dinheiro que você ofereceu reduzindo o valor das parcelas ou diminuindo o prazo do seu plano.
E foi exatamente esta a estratégia que o Lucas, do depoimento acima, seguiu. Nossos especialistas mapearam grupos que estavam se encaminhando para o final, portanto, com índices e incidência de lances muito baixos. Com uma oferta vencedora, o empresário já pode retirar todo o crédito.
Caso sua empresa não queria utilizar recursos próprios pra fazer essa oferta, é possível oferecer um lance embutido.
Nesse caso, você usa parte da própria carta de crédito para fazer a oferta. Isso significa que ao contratar o consórcio, você pode prever um valor maior de crédito e usar esse percentual excedente para ofertar um lance.
Na Redesul, essas estratégias são muito comuns. Nos prins abaixo temos alguns exemplos que empresários que contemplaram rapidamente com nosso método:
Estratégia para construtoras e incorporadoras
Partindo dessas contemplações viabilizadas pelos lances, muitas construtoras têm adotado uma estratégia bastante inteligente para bancar toda a obra de forma programada com um consórcio imobiliário.
E aqui é importante ressaltar que antes de fechar qualquer contrato, é primordial conversar com um profissional especializado em consórcio, pois somente ele estará por dentro do funcionamento e prazos dos grupos, para você poder fazer ofertas e estimar um tempo de contemplação. É esse profissional que consegue mapear grupos até encontrar aquele que melhor se enquadra nas necessidades de cada construtora.
Outra questão fundamental para conseguir os melhores resultados é trabalhar com uma corretora especializada. A Redesul atua há uma década com os maiores bancos e administradoras do país, como Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Embracon, por isso, temos acesso a milhares de grupos. Portanto, nossas estratégias não fazem mágica, elas funcionam graças à união de profissionais altamente experientes e qualificados – todos com certificação da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) – junto com o amplo acesso aos grupos dos maiores bancos e administradoras de consórcios do país.
Mas como funciona para construtoras?
Imagine que sua empresa esteja planejando construir um prédio com 20 unidades, e tenha previsto o valor de R$ 5 milhões para esse empreendimento: você pode entrar em vários grupos de consórcio para adquirir diversas cartas de crédito imobiliário que, no total, resultarão no valor que você precisa para concluir a obra.
À medida que essas cartas de crédito vão contemplando, você resgata o crédito e aplica na sua obra. Para todas essas cotas, você pode usar como garantia apenas o terreno do empreendimento, que ficará alienado até a quitação do plano, ou pode apresentar outra garantia, que não seja o próprio empreendimento. Mas nós explicaremos melhor essas estratégias nos capítulos abaixo.
Planejar a partir do cronograma
Tudo isso é calculado de acordo com o cronograma de obras, portanto, não existe possibilidade de você ter surpresas desagradáveis no decorrer da construção.
Nessa estratégia, as cotas são adquiridas em grupos que já estão se encaminhando para o final, ofertando lances embutidos. Nesses grupos, os lances são pequenos e a probabilidade de ser contemplado com a oferta é muito maior.
Entretanto, é preciso ter em mente que ao adotar essa tática, o prazo para pagamento será menor, portanto, as parcelas serão maiores e você precisa estar preparado para assumir as prestações até o final do prazo.
Tudo vai depender do seu planejamento, pois à medida que você é contemplado, seu empreendimento recebe uma injeção de crédito sem que você precise pagar juros por isso, e sem você colocar recursos do seu caixa na obra.
Três projetos de crédito para construtoras e incorporadoras
Dentro das possibilidades que abordamos, a Redesul desenvolveu 3 soluções de negócios específicos para construtoras e incorporadoras. São eles:
Projeto 1: Empreendimento como garantia
Neste modelo, você libera os recursos que precisa através do cronograma de obras que você apresenta à administradora, e usa o próprio empreendimento como garantia. A liberação do crédito vai acontecendo à partir das medições das etapas apresentadas nesse cronograma.
Projeto 2: Outro imóvel como garantia
Parecido com o primeiro projeto, neste modelo a liberação também ocorre de acordo com o cronograma de obras, porém, a garantia nesse caso deve ser outro bem da empresa, que não o próprio empreendimento. Aqui, as liberações de crédito vão ocorrendo conforme as contemplações vão acontecendo.
Projeto 3: Imóvel do sócio como garantia
Como não é possível utilizar imóveis na planta em alienação fiduciária, um dos sócios da construtora pode adquirir as cartas de crédito e oferecer como garantia um bem do seu patrimônio pessoal.
Ele será o titular do consórcio e irá realizar simulações de compra e venda dos imóveis na planta da construtora da qual é sócio.
Com esta operação, os recursos são liberados diretamente na conta da construtora conforme as cartas de crédito vão sendo contempladas. Isso, sem a necessidade de gastos com ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis).
Porque confiar na Redesul
A Redesul atua desde 2010 em todo o território brasileiro, embora nossa sede seja em Chapecó-SC. Nosso foco é auxiliar pessoas físicas e jurídicas a conseguirem crédito barato, sem juros, para realizarem os mais variados objetivos, incluindo a construção civil.
Somos umas das corretoras de consórcios mais bem avaliadas nas redes sociais brasileiras. Temos como guia o Código de Defesa do Consumidor, por isso, não temos qualquer denúncia em sites de reclamações. Nós temos vários depoimentos que você pode conferir neste link, mas deixaremos alguns aqui para você avaliar:
Mais do que seguir à risca a Lei dos Consórcios, nos dedicamos a elucidar de maneira muito transparente todo o processo que envolve a aquisição de crédito através desse sistema, sem manipular ou omitir qualquer informação.
Consiga esse crédito para sua empresa
Agora que você conhece melhor o sistema que permite a aquisição de crédito sem juros para construtoras e incorporadoras, já pode decidir com mais propriedade as soluções mais inteligentes para sua empresa.
Se você acredita que alguma dessas estratégias pode ser interessante para o seu negócio, o que você precisa fazer agora é se cadastrar e solicitar o contato dos nossos especialistas e agendar uma consultoria totalmente gratuita e sem compromisso, basta clicar na imagem abaixo:
4 respostas
Boa tarde gostaria de saber mais sobre o uso de consórcios no financiamento de obra. Estou em fase de lançamento de um empreendimento no interior de São Paulo. Obrigado
Ola, fiquei com uma dúvida. Tenho uma incorpordora e vou iniciar um condominio de 7 casas. No caso de ser contemplado com uma carta de credito e dar o terreno como garantia. A unidade que eu vender poderar ser financiada, sendo que o terreno ficará alienado na rede sul. Aguardo um retorno.
Olá Erick, tudo bem?
Sim, é possível fazer esta operação. Vamos entrar em contato, ou se preferir pode nos chamar no whatsapp.
Até!
Bom Dia! Gostaria de saber mais sobre consórcio para Construção.