fbpx

Consórcio ou financiamento para empresas: qual a melhor opção?

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

consorcio ou financiamento para empresas

Se você vem tentando descobrir maneiras de angariar recursos para seu negócio e ainda não sabe se o consórcio ou financiamento para empresas é a melhor opção, fique tranquilo. Com estas informações, você terá maior discernimento sobre uma e outra alternativa e será capaz de fazer a melhor escolha.

Afinal, em um cenário econômico ainda desafiador, é essencial que se busque saídas para que o empreendimento continue funcionando e crescendo de forma exitosa. Quer descobrir se para a sua empresa o melhor é consórcio ou financiamento? Continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Consórcio

consórcio ou financiamento para empresas consórcio

Convenhamos, são poucas as pessoas e empresas que conseguem fazer uma reserva de dinheiro por conta própria, sem precisar terceirizar essa prioridade. O consórcio surge como opção vantajosa justamente por ser uma forma de você poupar seu dinheiro mensalmente sem que tenha que pagar juros exorbitantes para isso

Portanto, esse sistema é excelente para empresas que querem programar investimentos em médio e longo prazos, mas também oferece soluções para contemplação rápida via lances ou mesmo crédito imediato com cartas contempladas.

Isso faz com que o consórcio seja considerado uma das melhores alternativas existentes no mercado. Abaixo vamos detalhar melhor alguns de seus pontos. Confira!

Taxas de juros cobradas

Eis a principal vantagem: não existe quaisquer taxas de juros cobradas em consórcios. Elas só aparecem quando algo fora do previsto ocorre, como nos casos de atrasos de pagamento da parcela, por exemplo. Diferentemente de um financiamento, onde sempre existirá a cobrança de juros pelo empréstimo de dinheiro efetuado, no consórcio você economiza bastante por não ser onerado por isso.

Vale dizer ainda que, mesmo que você encontre um financiamento com juros baixos, no longo prazo significará perda de dinheiro, já que você estará pagando muito mais por aquilo que quer comprar. Coloque na ponta do lápis o que estiver sendo lhe oferecido e verifique o que estamos dizendo. Você se surpreenderá com o quanto de dinheiro pode poupar se fizer um consórcio.

Formas de pagamento

Outra vantagem importante do consórcio é que ele atende a diversas faixas econômicas. Se sua empresa não pode separar uma quantia significativa de dinheiro para ser guardada, não tem problema: não há um valor de entrada exigido e você pode escolher o montante ideal pra você conseguir investir nas parcelas. Por outro lado, se tiver uma quantia guardada, você pode ofertar lances ou comprar uma carta contemplada para conseguir crédito barato rapidamente.

No caso de financiamento, sabemos que essa questão muda de figura. Geralmente, se pede um valor de entrada e as parcelas são fixadas pela própria instituição financeira, o que pode significar que essas parcelas não se adequem a realidade do seu empreendimento. Pense nisso!

Custo final

Só para exemplificar o que estamos dizendo: imagine que esteja nos planos da sua empresa adquirir uma nova frota de caminhões, mas você não quer assumir os riscos de se endividar com um financiamento. Pois bem, por meio do consórcio, você pode planejar a renovação periódica da frota e prever o valor das parcelas. Quando for sorteado, com a carta de crédito em mãos poderá fazer essa aquisição com poder de compra à vista, sem ter acumulado anos e anos de juros nesse processo.

Na prática, isso significa que você estará pagando um valor justo pela aquisição que seu negócio precisa. Sabe-se que, na compra de automóveis, o preço pode até dobrar ao longo dos anos quando são adquiridos de forma financiada.

Mercado

O Consórcio é uma alternativa sólida pois não sofre tanto com as oscilações econômicas como no financiamento. Ainda que a taxa Selic esteja em um patamar considerado baixo (6,50%), isso está longe de ser melhor do que se livrar de juros. No caso do Consórcio, a administradora define um custo fixo de taxa de administração que não está atrelado às nuances do mercado. Este custo geralmente é 10 vezes menor que os juros de financiamentos. Assim, você consegue calcular melhor o que pode pagar e pode se planejar de forma mais inteligente e acertada.

Financiamento

consórcio ou financiamento para empresas financiamento

Não estamos tentando dizer que não existe vantagens no financiamento. Afinal, se fosse assim, ele não seria uma opção bastante conhecida e recorrente no mercado, não é mesmo? Por esse motivo, vamos também detalhar a seguir os pontos fortes e fracos dessa alternativa a fim de que você possa escolher o melhor para o seu caso.

Taxas de juros cobradas

Como já adiantamos em outro ponto desse post, a taxa Selic hoje se mantém em 6,50%. Porém, além dela, existem outros tributos cobrados pelo banco que aumentam significativamente o valor do bem que você quer adquirir ao longo desse processo. É certo que é muito bom adquirir um produto no ato e não ter que esperar para consegui-lo, afinal, se este produto gerar um lucro para a empresa que compense a taxa de juros do financiamento, pode até valer a pena.

Todavia, antes de responder o que é melhor, se consórcio ou financiamento para empresas, é importante colocar a mão na consciência e avaliar bem o que é financeiramente vantajoso para cada negócio.

Formas de pagamento

Você já sabe também que financiamentos costumam exigir um valor de entrada, certo? E, a essa altura, já entendeu bem que muito do que você vai pagar será consumido por juros e outros tributos. Ainda assim, quando o empresário precisa de um determinado bem ou de capital de giro para que seu negócio funcione, por não conhecer a fundo outras opções, acada optando pelo financiamento.

Não muito diferente do consórcio, o pagamento do financiamento é parcelado e as prestações podem variar de diversas maneiras, algumas com aplicação progressiva de juros e outras de forma regressiva — no primeiro caso, você pode pagar mais juros para que sejam abatidos mais rapidamente e, no segundo, acontece o inverso.o.

Custo final

Ainda que você encontre um financiamento com parcelas que cabem no orçamento do seu negócio, não se esqueça de que é sempre bom pensar no longo prazo. Se não houver urgência em adquirir determinado bem para o seu negócio, tenha cautela e estude se o consórcio não seria uma melhor opção.

Estamos dizendo isso porque você já deve ter entendido que o custo final pode sair muito maior do que parece e, pelo fato de você pagar pequenas prestações, pode não ter a real noção de como isso impacta as suas finanças.

Mercado

É verdade que existem muitas opções de financiamento no mercado e elas variam de acordo com a finalidade. Todavia, é importante considerar que todas elas estão sujeitas às oscilações econômicas de uma forma muito mais expressiva do que no consórcio. Com isso, estamos apenas dizendo para você comparar as opções e avaliar se não comprometerá o seu orçamento com algo que, em um primeiro momento, parece a opção mais fácil.

Como pode ver, não é tão difícil escolher entre o consórcio ou financiamento para empresas quando se tem as informações certas. Agora que já sabe disso, procure discernir bem o que vale mais a pena para o seu negócio e opte por aquilo que será mais vantajoso.

Se você acredita que o consórcio pode ser a solução para sua empresa, não fique mais com dúvidas, converse com a gente agora mesmo, é só clicar na imagem abaixo:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Consumidores chegam pagar 30% mais em carros de luxo quando não prestam atenção nisso

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Por que a busca por consórcio imobiliário aumentou na pandemia?

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )