Consórcio é uma boa maneira de investir? Tire suas dúvidas!

consorcio e um bom investimento

 

Se você vem tentando entender se consórcio é um bom investimento para realizar algum sonho, como aquisição de um imóvel, um carro novo ou um serviço, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo. Neste post vamos esclarecer isso para você. Afinal, quando estamos lidando com dinheiro é essencial termos cautela e nos cercarmos de informações corretas para fazermos a melhor escolha. Arriscar está longe de ser uma boa opção nesse contexto.

O consórcio se destaca pela ausência da taxa de juros e também pela inexistência da cobrança de um valor de entrada. Só isso já o torna bastante interessante, mas a seguir vamos detalhar ainda mais sobre essa modalidade de aquisição de crédito. Continue sua leitura!

Planejamento da compra

O consórcio é muito indicado para quem quer realizar o sonho de adquirir um bem ou um serviço sem pagar juros. Em momentos de economia incerta como este em que o Brasil atravessa, conseguir investir em um sonho pode ser muito complicado e buscar formas mais seguras para levantar recursos certamente é uma escolha mais inteligente do que apelar para empréstimos ou financiamentos.

Dizemos isso pois, diferentemente dessas modalidades tradicionais de captação de crédito, no qual você pode colocar as mãos no que deseja mais rapidamente – ainda que tenha que assumir juros exorbitantes – no consórcio você dependerá da liberação da carta de crédito para fazer a compra com poder à vista, o que pode acontecer aguardando pelos sorteios, adiantando a contemplação com lances ou até imediatamente com cartas contempladas.

Pra saber mais sobre as cartas contempladas, não deixe de baixar gratuitamente nosso guia completo:

Se você ainda acha que a contemplação tradicional do consórcio pode ser demorada, considere que num financiamento imobiliário, por exemplo, você passaria até 35 anos pagando pelo imóvel. Já num consórcio imobiliário, o tempo máximo de quitação do bem é 15 anos. Fora isso, com um consórcio você tem a vantagem de iniciar o investimento e planejar com mais consciência a melhor maneira de utilizar o crédito quando acontecer a contemplação.

Vale lembrar ainda que o consórcio representa uma grande economia comparando com outras opções. Os juros dos financiamentos são tão altos que, só para você ter uma ideia, se fosse financiar uma casa você pagaria por 2 imóveis, mas receberia apenas 1; e isso só de juros. Já num consórcio imobiliário, além de não ter valor de entrada, não existe qualquer cobrança de juros, apenas uma taxa administrativa cerca de 10 vezes menor que os juros dos financiamentos.

Versatilidade do uso do crédito

Consórcio é um bom investimento versatilidade de crédito

Não, consórcios não são apenas para imóveis e veículos. Na verdade, tudo depende do grupo de consorciados ao qual você está se associando. Existem empresários, por exemplo, que usam a carta de crédito para investirem no próprio negócio, utilizando estratégias específicas para levantar capital de giro barato, de forma programada ou rapidamente. Isso abre um leque diferenciado de possibilidades e traz a chance de melhorar o seu empreendimento em curto, médio ou longo prazos.

Essa versatilidade do uso de crédito é algo que poucas pessoas têm noção quando falamos em consórcio. Por isso mesmo é importante que você pesquise quais as suas possibilidades ao aderir a esse sistema, a fim de aproveitar o melhor que o consórcio pode oferecer. Se você é proprietário de uma PME, por exemplo, saiba que existem alternativas excelentes para o seu caso.

Menos burocracia

Se você já fez financiamento alguma vez, sabe quanto tempo pode levar pra ser aprovado ou, até mesmo, ser barrado pela burocracia, o que é muito comum. A análise de crédito, perfil do solicitante, comprovante de renda e checagem do nome junto a instituições como Serasa e SPC são algumas das diretrizes corriqueiras nesse processo.

O consórcio é bem mais simples e você não precisa passar por tudo isso para participar. Somente quando estiver com a carta de crédito em mãos é que precisará resolver tais questões, caso venha a ter o nome negativado.

A própria ausência de um valor de entrada diminui também a burocracia, já que fica muito mais fácil se tornar um consorciado e investir num objetivo.

Flexibilidade nos planos

Diferentemente de financiamentos, nos quais as parcelas, formas de pagamento e valor de entrada são um tanto quanto fechados, no consórcio é possível a participação de diversas faixas de renda. Isso significa que, se no momento você pode investir pouco, isso não te impedirá de aproveitar essa oportunidade.

Essa flexibilidade nos planos faz com que o consórcio seja uma modalidade de crédito muito mais acessível. De forma descomplicada, um número maior de pessoas com interesses em comum podem se juntar para realizarem a aquisição daquilo que querem. É justamente por isso que o interesse por essa alternativa só cresce, registrando hoje mais de 7 milhões de participantes ativos. Essa flexibilidade é certamente mais uma grande vantagem do consórcio.

Poder de compra garantido

Consórcio é um bom investimento poder de compra

No financiamento, você pode desperdiçar dinheiro de diversas maneiras, seja pelo impacto que os juros terão no preço final, ou pelas demais oscilações econômicas que fazem parte deste período difícil. Como o financiamento acompanha as flutuações do mercado, isso influencia diretamente no quanto você pagará.

No consórcio, você garante o poder de compra daquilo que está pagando pelo fato de as parcelas serem ajustadas de acordo com o indicador do bem que você precisa adquirir, e não com taxas do banco. Portanto, você nunca perde poder compra! Em vez de pagar juros e ver seu dinheiro sendo diluído por essa cobrança, cada montante investido no consórcio vai te aproximando cada vez mais do que precisa conquistar. Isso faz com que você fique mais seguro e muito menos preocupado com o uso dos seus recursos.

Se você acredita que o consórcio é um bom investimento e acha que poderia utilizar essa ferramenta para realizar o seus sonhos, é muito importante sempre buscar empresas sólidas no mercado, que sejam capazes de trazer soluções adequadas à sua necessidade. A Redesul Consórcios, por exemplo, trabalha com essa modalidade de crédito voltada para empresas, algo que muitas vezes não é abordado quando se fala sobre consórcio. A Redesul oferece excelentes estratégias para quem é empreendedor e busca crédito acessivel. Se você ainda não conhece o trabalho desta empresa, pense bem antes de decidir por qualquer alternativa .

Se você achou este conteúdo relevante para sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo. Você verá que o temos para você é a solução que o seu negócio precisa para decolar!

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

Shopping Basket