Consórcio Contemplado para empresas: entenda mais como funciona

Redação Redesul :)

Redação Redesul :)

O melhor da Redesul com estratégias para prosperar e aumentar seus investimentos.

consorcio contemplado para empresas

Certamente, você já ouviu falar nos consórcios. Eles são uma forma de compra planejada criada nos anos 60 e que, ao longo das décadas, se transformaram numa maneira muito popular entre os brasileiros para fazer a aquisição de diversos tipos de bens. Isso inclui veículos e imóveis, que são adquiridos sem precisar arcar com juros e com uma burocracia bem menor quando comparada a outras formas de pagamento.

Com isso, é comum que empresas também aproveitem esses benefícios, participando de consórcios específicos. Outras, vão além e recorrem diretamente a um Consórcio Contemplado. Todavia, muitas dúvidas ainda cercam esse tema. Por isso, acompanhe o texto e esclareça as principais questões sobre o assunto. Boa leitura!

Como funciona um Consórcio para empresas?

O Consórcio é uma forma de adquirir bens ou contratar serviços de forma programada. Pessoas interessadas em comprar um mesmo produto se unem num grupo, sob a supervisão de uma administradora, que gerencia os recursos acumulados.

A partir disso, são feitas assembleias mensais, nas quais são sorteados os contemplados da vez. Essas pessoas recebem antecipadamente a carta de crédito, que dá a elas o direito de fazer a aquisição desejada, de acordo com as regras específicas.

A contemplação também pode ocorrer por meio da oferta de lances, que funciona como uma espécie de pagamento antecipado de algumas parcelas e possibilita o recebimento mais rápido da carta de crédito, caso a oferta oferecida seja a maior do grupo naquele mês. De todo modo, até o final do período do Consórcio, todos os consorciados que honrarem seus pagamentos terão direito a sua carta de crédito.

O Consórcio para empresas segue, na maioria dos casos, regras bastante parecidas, excluindo o fato de que ele é destinado para pessoas jurídicas, que se tornam as consorciadas.

Normalmente, empresas entram em consórcios como uma forma de investimento. Assim, ele pode ser destinado para a renovação da frota de veículos, a aquisição de imóveis para a expansão do negócio ou até mesmo a contratação de serviços, como assessorias ou consultorias.

O que é um Consórcio Contemplado?

Não há muito segredo: um Consórcio Contemplado é aquele que já passou pelo processo de contemplação, seja por lance ou por sorteio. Assim, a carta de crédito referente a ele já pode ser usada. Como o contemplado tem a opção de revendê-la, os interessados podem procurá-lo para fazer negócio.

É comum, inclusive, uma mesma empresa adquirir várias cotas no início de um Consórcio com o intuito de revendê-las, já que é possível obter um lucro razoável com essas operações. Por outro lado, quem compra a carta já contemplada tem acesso mais rápido a uma linha de crédito vantajosa, com taxas de juros inferiores a outras opções oferecidas no mercado.

Para comprar um Consórcio Contemplado, é preciso pagar um valor ao dono do crédito, conhecido como ágio, além de assumir as parcelas restantes. E isso tem um motivo: até o momento da contemplação, todo consorciado precisa fazer pagamentos mensais e o ágio serve tanto para que o contemplado que está vendendo a cota recupere o valor investido no pagamento das parcelas até o momento, quanto obtenha o lucro desejado.

Não há nenhuma regra que determine qual o limite do ágio. Tudo vai depender da negociação entre quem está vendendo e quem está comprando a carta de crédito contemplada. Apesar disso, na média, é normal que esse valor seja de 20 a 30% do total do crédito.

Quais são as vantagens de um Consórcio Contemplado para empresas?

Depois de entender como funciona a compra de um Consórcio Contemplado para empresas, veja abaixo quais são as vantagens usufruídas ao escolher essa opção.

Não comprometer o capital de giro do negócio

Capital de giro é nome dado ao montante de recursos financeiros dos quais uma empresa depende para manter suas atividades em pleno funcionamento, sem surpresas que possam comprometer o andamento das atividades.

Normalmente, os custos e despesas incluídos no capital de giro contêm itens básicos, como o pagamento de funcionários, fornecedores e pagamento de contas de água e luz, além da aquisição de novos equipamentos sempre que necessário.

Qualquer decisão que comprometa o capital de giro deve ser avaliada com cuidado. Nesse cenário, o Consórcio Contemplado pode ajudar nas aquisições de novos equipamentos, sem que isso comprometa o capital de giro.

Poder de compra à vista

Os consórcios passam por correções constantes, visando manter o poder de compra da carta de crédito. Isso é essencial, já que essa modalidade de compra pode tomar muitos meses. Assim, com essa correção, as cartas de crédito mantêm seu valor de compra à vista.

Burocracia menor

Os consórcios contam com alguns processos que precisam ser respeitados. Pode ser necessário, por exemplo, comprovar garantias financeiras ou demonstrar a composição societária do negócio. Mas, no geral, a burocracia é bem menor quando comparada a outras formas de compra, como os financiamentos bancários, embora, após a contemplação, seja necessário reunir documentação e garantias.

Possibilidade de descontos

A carta de crédito é um instrumento financeiro comparável a formas de pagamento à vista. Por isso, com ela em mãos, é possível negociar descontos e economizar no momento da compra.

Flexibilidade

A carta de crédito contemplada pode ser usada para aquisição de qualquer bem, dentro do grupo ao qual o Consórcio pertence. Com isso, um Consórcio de Veículos pode ser utilizado para a compra de qualquer veículo, não importando seu modelo ou ano de fabricação. Da mesma forma, o Consórcio Imobiliário permite construção, reforma, ampliação, compra de sede própria e, até mesmo, capital de giro.

E quais cuidados devem ser tomados para evitar problemas?

Para aproveitar todos os benefícios e não ter problemas com a compra da carta contemplada, o ideal é seguir algumas recomendações, que protegerão seu investimento.

A primeira delas envolve um cuidado básico: sempre escolha uma empresa especializada em consórcios. Faça uma pesquisa, analise as propostas e, quando encontrar a corretora ideal, verifique se a administradora responsável pela carta está registrada no Banco Central do Brasil. Junto à essa administradora, verifique se de fato houve contemplação, solicitando um extrato dessa cota.

Mesmo que você tenha dinheiro suficiente para fazer a compra, sempre verifique quantas parcelas foram pagas e quantas faltam para o fechamento do grupo, e principalmente, se você pode pagá-las. Além disso, é altamente recomendável que você leia todo o contrato com muita atenção. Você precisa estar ciente que, depois de assinado, passará a ser responsável por cumprir todas as cláusulas.

Depois que seguir todas essas recomendações, você precisa se certificar de que o seu cadastro está completo. Assim, você consegue encaminhar toda a documentação à administradora e ser aprovado sem nenhum problema. Após isso, é só aguardar a liberação do crédito para poder capitalizar a sua empresa.

Agora que você já sabe mais sobre essa estratégia de capitalização, gostaria de conhecer uma corretora de confiança especializada em consórcios para empresas? Entre em contato agora mesmo com a Redesul e converse com nossos especialistas, basta clicar na imagem abaixo:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Onde investir o seu dinheiro em 2021-2022?

Consumidores chegam pagar 30% mais em carros de luxo quando não prestam atenção nisso

Entenda o que é e como fazer antecipação de recebíveis

5 práticas para fazer uma boa gestão financeira empresarial

Entenda as vantagens de ter um imóvel para renda

Quer saber por que as empresas fecham? Veja as principais causas!

Materiais Educativos

Como conseguir capital de giro com consórcio

Crédito para investir no que quiser na sua empresa, pagando no mínimo duas vezes mais barato que empréstimo e no prazo certo.

Fale com nossos especialistas.

Trabalhe com a Redesul

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )