5 táticas para aumentar o faturamento da empresa para implementar já!

aumentar faturamento

Diferente do que alguns empreendedores pensam, o sucesso da empresa não está ligado somente à conquista de novos clientes. Ele está associado a diversas atitudes e hábitos que devem ser mantidos para melhorar o desempenho da equipe e, consequentemente, os resultados do negócio.

Podem ser adotadas, por exemplo, estratégias para ajudar a conter gastos, calcular os custos e aumentar o faturamento de uma empresa, mas o que muitos gestores não sabem, é que todas essas mudanças podem ser feitas com investimentos seguros, que não colocam o negócio em risco.

Neste artigo, falaremos mais sobre 5 táticas que podem ser utilizadas para garantir o crescimento constante de uma empresa. Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!

1. Venda mais para clientes fidelizados

Você sabia que fidelizar cliente pode custar de 5 a 7 vezes menos do que conquistar novos? Por isso, vale muito a pena investir em maneiras de conhecer melhor quem já é seu cliente, procurar estabelecer um relacionamento mais próximo e, com isso, criar novas possibilidades de negócio, aumentando o faturamento.

Quando acontece a fidelização, os consumidores atuais ficam propensos a adquirir mais serviços da sua empresa. Dessa forma, é possível identificar o que o cliente necessita e oferecer soluções a ele.

Uma maneira interessante de atingir esse objetivo é criar um programa que funcione de forma progressiva, por exemplo: disponibilização de brindes ou premiações a partir de um determinado valor gasto em compras, parcelamentos mais extensos, cartão fidelidade etc. Assim, quanto mais o cliente comprar, mais vantagens vai ter.

Essas estratégias fazem com que o cliente que já tem uma relação com a empresa continue usufruindo de seus serviços e produtos.

2. Precifique de forma correta

Para quem quer aumentar o faturamento, esse é um ponto importante e que merece muita atenção da parte dos empresários, principalmente porque a formulação de preço influencia na decisão do cliente durante a compra.

Um passo significativo para isso é ter consciência do custo de produção e compra dos serviços ou produtos oferecidos por sua empresa. Assim, será possível trabalhar com uma margem positiva de lucro. Nem sempre cobrar menos ou mais vai favorecer os lucros. Para isso, é preciso um equilíbrio e que o valor cobrado esteja ao alcance do poder de compra do público-alvo.

Também é essencial calcular o preço ideal que a empresa precisa faturar para pagar suas contas. A partir daí, fica mais fácil ter noção do quanto sua empresa precisa lucrar. Devemos ressaltar que você pode, sim, realizar promoções às vezes, mas não crie expectativas de que elas aumentarão a renda de maneira exorbitante.

3. Desenvolva canais de venda e avalie os já utilizados

desenvolver canais de venda para aumentar faturamento

Se o caso da sua empresa for venda de produtos, é interessante começar a pensar em novas formas de atender os clientes. Além de analisar oportunidades para expandir suas vendas, certifique-se da eficiência dos canais que já são ativos, verificando se eles trazem uma resposta positiva ao negócio.

Uma estratégia que pode ser interessante também é a divulgação de sua marca nas redes sociais, mesmo que a sua empresa não conte com algum serviço virtual. O investimento no setor de marketing é importante para qualquer negócio que vende para pessoas físicas.

Mas, quando falamos em canais de venda, não nos referimos somente às lojas físicas. Estamos englobando outros tipos, como:

  • representantes comerciais;
  • e-commerce (loja virtual);
  • revendedores que podem ser tanto pessoas jurídicas quanto físicas;
  • distribuidores varejistas ou atacadistas;
  • entre outros.

O canal pode variar de acordo com as necessidades e o modelo de cada negócio. Portanto, não existe uma fórmula ou receita que vai funcionar para esse ou aquele tipo de empresa. Mas, ao avaliar as possibilidades, é importante levar em conta os custos, as despesas e as deduções de cada canal e, após isso, escolher o que melhor se adapta ao seu negócio.

4. Acompanhe métricas de desempenho

Os indicadores de desempenho oferecem dados estruturados e organizados, por isso têm um papel de protagonista para a gestão quando se trata de aumentar o faturamento. Durante as tomadas de decisões, eles mostram-se fundamentais em uma empresa.

Existem pessoas que se enganam ao achar que o uso de indicadores é algo útil apenas na gestão de grandes organizações. Pelo contrário, o seu uso é essencial desde o primeiro momento, independente do tamanho do negócio.

Na área de vendas, podem ser usados para controlar sua evolução e analisar se a meta do mês está sendo atingida. Caso essas metas não estejam sendo alcançadas, eles podem ser usados como base para ações que servirão para reverter o cenário. É possível também utilizar um indicador para canal de vendas, a fim de saber exatamente qual deles está apresentando melhor desempenho.

Esse recurso oferece informações valiosas para a empresa e ajudam a entender quais pontos precisam de melhoria.

5. Conte com o consórcio para investir

Além das táticas que citamos anteriormente, podemos dizer que fazer um investimento para aumentar a infraestrutura do seu negócio é fundamental. Podem ser feitas expansões técnicas e físicas, por exemplo: terceirização de serviços e relações pós-venda.

Diante da necessidade de investir na melhoria do seu negócio, pode surgir insegurança quanto às maneiras de conseguir crédito. O consórcio é uma alternativa para essa situação. Isso porque é uma modalidade flexível, sem juros e muito mais econômica se comparada com as opções do mercado. Por meio dele, é possível investir na empresa sem comprometer o seu lucro.

Por ser dividido em parcelas, você exercita a educação financeira e o ato de poupar dinheiro se torna parte do cotidiano. Uma de suas maiores vantagens é que, ao fazer um consórcio, você tem a garantia do valor final que foi investido nele, diferentemente da poupança, do financiamento ou do empréstimo, que podem não ser efetivos se você não tiver uma disciplina rígida.

A busca por novidades para ajudar na redução dos custos nos processos ou auxiliar nas vendas é uma excelente alternativa para aumentar o faturamento na empresa. Com esses conhecimentos, é possível adaptar-se às melhores táticas que se assemelham ao modelo do seu negócio e implementá-las com sucesso e sabedoria. Sem contar que é possível investir em diversos setores para garantir a melhoria de seu desempenho.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que você consiga adaptar seu negócio às estratégias citadas. Tem interesse em aderir a um consórcio para investir no seu negócio? Você pode conversar sem compromisso com um especialista. Basta clicar na imagem abaixo e preencher o cadastro.

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