Como ajustar o orçamento para realizar sonhos (mesmo com dívidas)

ajustar o orcamento para realizar sonhos

 

Segundo pesquisa do SPC Brasil, em abril de 2019 41% da população adulta do país tinha alguma dívida. Segundo a entidade, esse percentual só deve parar de crescer em 2020. Até lá, muitas famílias terão que buscar alternativas para ajustar o orçamento, conseguir quitar as contas em atraso e realizar sonhos.

Conviver com contas atrasadas, portanto, é realidade de boa parcela dos brasileiros. Sendo assim, muita gente já está acostumada a dar “pedaladas” no orçamento, escolhendo as contas mais importantes do mês. Por causa dessa rotina, muitos desses endividados acreditam que só devem se preocupar com a realização dos seus sonhos quando todas as contas estiverem pagas e a situação estabilizada. Ledo engano!

Para a metodologia DSOP de Educação Financeira (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) essa lógica está invertida, uma vez que é muito difícil se manter em uma missão tão árdua – como trabalhar muito para pagar contas atrasadas – sem ter um motivo forte para isso, que não deixe você desistir desse propósito no meio do caminho. E é aí que entram os sonhos, que inclusive podem (e devem) incluir a quitação de todas as suas dívidas.

Mas como organizar o orçamento para pagar as contas e ainda fazer sobrar espaço para investir nos sonhos? É isso o que vamos explicar neste conteúdo.

O método para ajustar o orçamento e realizar sonhos

A metodologia DSOP de Educação Financeira desenha os 4 pilares que levam à independência financeira: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, e é justamente seguindo esses passos que é possível organizar as contas e ainda investir nos sonhos.

Diagnosticar

Num primeiro momento, portanto, você deve fazer um “Raio X” da sua situação financeira anotando cada entrada e saída do seu orçamento por 30 dias (se for autônomo com renda variável, deve-se fazer esse apontamento por 90 dias).

Após esse diagnóstico, você vai entender para onde estão indo os seus recursos e principalmente vai conseguir identificar os gastos supérfluos para depois ajustar o orçamento. Depois, você deve anotar ao lado de cada dívida o valor que você pode pagar por mês de cada uma delas, em parcelas.

Com base nisso, você faz uma previsão de quanto tempo vai demorar para quitar todas essas dívidas, sempre fazendo simulações e calculando os juros para encontrar valores que caibam no seu orçamento, porque de nada adianta você se comprometer com uma negociação que não vai conseguir pagar.

Você pode fazer esse diagnóstico detalhado anotando na agenda, no caderno, na planilha, ou pode usar o Apontamento de Despesas oficial da DSOP, é só preencher este formulário e baixar gratuitamente:

Sonhar e Orçar

Ajustar o orçamento sonhar

Depois de saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro, o próximo passo é planejar seu orçamento mensal. Se você está com problemas em pagar as contas em dia, precisa se preocupar em reduzir seu padrão de vida, pois não irá conseguir quitar suas dívidas gastando a mesma quantidade que vinha gastando. Além do mais, para realizar sonhos você precisa apertar o cinto, certo?

E aqui entra o pilar Orçar, em que você deve usar o orçamento financeiro como ferramenta para te ajudar a enxergar o que é importante para sua vida. Entretanto, o Orçamento Financeiro DSOP é bastante diferente do convencional.

Veja, num orçamento tradicional, geralmente as famílias fazem o seguinte: recebem o salário, pagam todas as contas e só então pensam em realizar algum sonho ou desejo com o dinheiro que sobrar (se sobrar). No orçamento DSOP é o contrário. Primeiro você separa o dinheiro do seu Sonho e só depois paga as contas e faz novas dívidas ou investimentos.

A ideia é pensar em 3 sonhos, de curto, médio e longo prazos e envolver toda a família nessa missão. Para adultos, esses sonhos devem ser planejados para 1, 10 e 30 anos, respectivamente. Para as crianças, o prazo para a realização desses sonhos é de 1 mês, 6 meses e 1 ano, respectivamente (pois os sonhos das crianças são menos ambiciosos).

E aqui tem um detalhe: quem tem contas atrasadas pode e deve colocar a quitação dessas dívidas como um destes sonhos. Depois, você deve reter uma parte da sua renda todo o mês, conforme você calculou, apenas para esses sonhos. Lembrando que este investimento deve ser prioridade no orçamento.

Você também pode baixar gratuitamente o Orçamento Financeiro DSOP, uma ferramenta profissional que vai te ajudar a priorizar os seus sonhos. Basta preencher este formulário:

Poupar

Quando você conseguir mapear todos os seus gastos, vai saber exatamente aonde estão os maiores escapes do seu orçamento. Nós já podemos adiantar que em muitos casos são as compras por impulso que consomem a renda dos brasileiros. São gastos feitos sem planejamento, muitas vezes, com coisas que não acrescentam em nada na vida pessoal ou profissional, mas, por questão de hábito, estão lá todos os meses corroendo o seu orçamento sem que você perceba.

Uma vez identificado o problema, portanto, você saberá o que fazer. Digamos que você tenha constatado que as compras por impulso e os pequenos gastos do dia a dia estão consumindo a sua renda, por exemplo. O próximo passo é diminuir ou zerar essas despesas, sem esquecer que você também pode estabelecer uma meta para reduzir os gastos essenciais, como energia elétrica, combustível e água.

E não esqueça de envolver a família nesse propósito. Se o seu filho está demorando no banho, por exemplo, não faz muito sentido apenas pedir que ele seja rápido para economizar energia. Esta é uma excelente oportunidade para lembrá-lo que a realização do seu sonho estará mais perto se ele ajudar com essa economia.

O foco aqui é reestruturar a vida financeira da sua família para mudar os hábitos de consumo. Fazendo isso, você consegue Poupar e direcionar o dinheiro para o que realmente importa: a realização de sonhos e objetivos, seja quitar as dívidas, trocar de carro, fazer uma viagem ou comprar a casa própria.

Ajustar o orçamento para investir nos seus sonhos

Agora que você já sabe que é possível ajustar o orçamento financeiro para realizar seus sonhos, mesmo com dívidas, já pode iniciar esse processo imediatamente. Caso você se interesse em alternativas para investir nos seus sonhos de forma programada ou até rapidamente, não deixe de ler o conteúdo Consórcio é uma boa maneira de investir? Tire suas dúvidas!

 

Deixe aqui o seu comentário

SOBRE O AUTOR

Ajudo você ou sua empresa a despertarem a consciência sobre o uso inteligente do dinheiro, trazendo Educação Financeira e usando o Consórcio como ferramenta para garantir a conquista dos seus sonhos e objetivos.

CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

Shopping Basket